quarta-feira, 11 de maio de 2011

O regresso de Zeltweg

Já teve vários nomes: Zeltweg, Osterreichring, A1 Ring. Agora chama-se Red Bull Ring e vai voltar à ação neste fim de semana. E era um regresso longamente aguardado pelos fãs do automobilismo, depois de Dietrich Mateschitz ter comprado o circuito em 2004 e o processo de reabilitação durou mais de seis anos devido a burocracias e negociações com os habitantes locais em relação aos niveis de ruido.

Na reinauguração do circuito neste domingo, ver-se-á todo o mundo da famosa multinacional de bebidas energéticas: Sebastian Vettel e Mark Webber farão uma exibição com o RB6, carro com que a Red Bull foi campeã o ano passado, e Sébastien Löeb também demonstrará com o seu Citroen DS3 no circuito, para além da exibição em pista de muitos dos monolugares que fizeram história na Formula 1.

E o regresso do circuito austriaco já despertou a atenção de Bernie Ecclestone: "É bom saber que o circuito está pronto para receber corridas", afirmou. "Sempre gostamos de ir à Austria, tudo é possivel", continuou.

Outro dos que acolheu o regresso do circuito austriaco é Michael Schumacher. "Não vejo razão porque a Formula 1 não deveria regressar à Austria. Sempre fui muito feliz em Zeltweg, desde os meus primeiros dias na Formula Ford, passando pela Formula 3 e Formula 1", afirmou o heptacampeão alemão. "Gosto imenso do circuito e é bom saber que o traçado se mantêm", acrescentou.

Construido em 1969, acolheu a Formula 1 pela primeira vez em 1970, numa altura em que a popularidade de Jochen Rindt estava no seu auge, sendo o lider do campeonato. Foi a última corrida que o piloto alinhou antes do seu acidente fatal em Monza, três semanas mais tarde.

Considerado um circuito muito veloz (médias superiores a 200 km/hora) albergou o GP da Austria até 1987, altura em que duas carambolas e a estreiteza do circuito - e poucas escapatórias - fizeram com que a corrida se retirasse do calendário. Voltou em 1997, altamente modificado por Hermann Tilke - um dos seus primeiros trabalhos - e lá ficou até 2004. Dois anos antes ficou famoso pela polémica chegada da Ferrari, onde Rubens Barrichello cedeu a vitória para Michael Schumacher nos últimos metros da corrida.

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