sábado, 14 de maio de 2011

WTCC - Monza (Qualificação) Chevrolet dominam, Monteiro o melhor dos Seat

O WTCC volta este fim de semana à carga no veloz autódromo de Monza para a terceira jornada dupla do campeonato mundial de Turismos. E se a Chevrolet dominou parte da qualificação, colocando os seus carros na frente, enquanto não chegam os motores 1.6 Turbo à Seat e à Volvo - Chevy e BMW Já os têm e estão sempre na frente - o português Tiago Monteiro tem bons motivos para sair satisfeito desta qualificação: foi o melhor dos Seat e fez a pole-position para a segunda corrida.

"Consegui apanhar um bom cone de ar e fiz uma volta impecável sem cometer qualquer erro. Acabou por ser melhor do que esperávamos. Não podemos esquecer que esta é uma pista rápida e que os nossos carros têm menos 40 cavalos. Resultado muito positivo", começou por dizer em declarações captadas pela Autosport portuguesa.

Na primeira qualificação, e tirando partido da vantagem dos novos motores na retas de Monza, os Chevrolet ficaram com os três primeiros postos, com Robert Huff a ser o melhor, na frente de Yvan Muller e Alain Menu. O hungaro Norbert Mischelisz foi quarto no seu BMW privado, na frente de Tiago Monteiro, que desta vez conseguiu ser superior a Gabriele Tarquini, que não foi melhor do que o décimo na grelha.

E na primeira fase de qualificação, que normalmente define a qualificação para a segunda corrida, assistiu-se a uma estratégia de aproveitamento dos cones de aspiração de outros carros que já começa a ser habitual. Até chegou a existir em pista dois 'comboios' distintos de marcas: de um lado da pista, os diversos Chevy, do outro, os diversos Leon, e foi nesta fase que Monteiro esteve muito bem, conseguindo ficar com o décimo tempo e a respectiva "pole-position" para a segunda corrida.

"Apesar de continuar a não gostar deste tipo de treino cronometrado, a realidade é que desta vez as coisas correram a meu favor. Tínhamos planeado chegar ao oitavo lugar, que me garantia estar na segunda linha da grelha, mas felizmente que tudo correu ainda melhor", afirmar o piloto português.

"Vão ser provas muito difíceis. Monza é um circuito muito rápido e com várias zonas de ultrapassagem. Vou tentar segurar os meus adversários e dar o meu melhor. Tenho de ser realista por isso terminar nos pontos é o objetivo", rematou.

As corridas acontecerão amanhã pela tarde.

Sem comentários: