(texto escrito originalmente no Pódium GP)
Os rumores circularam ao longo do final de semana, especialmente na mesma altura em que se fez o anuncio do regresso da Toyota à competição, num modelo híbrido, para participar no Mundial de Resistência e nas 24 Horas de Le Mans de 2012. Contudo, ontem, após o desenrolar desses testes "à porta fechada", a Peugeot confirmou que andou a testar no Autódromo do Estoril o seu modelo 908 Híbrido, no sentido de o colocar em competição a breve trecho, com os pilotos Nicolas Minassian e Stephane Sarrazin ao volante.
"O objectivo não era fazer muitos quilómetros", começou por explicar Bruno Famin, Director Técnico da Peugeot Sport, "mas acima de tudo constatar que as principais funcionalidades estavam operacionais. Agora, é preciso tempo para analisar cada detalhe, para termos a certeza dos resultados alcançados, antes de avançar para o passo seguinte. O facto de tudo ter funcionado e reagido como esperávamos, dá-nos uma grande satisfação. Por outro lado, começámos a fazer algumas alterações nas afinações de base e a resposta foi muito positiva".
Os pilotos também deram algumas impressões sobre o carro: "Conseguimos cumprir todo o programa de trabalhos, o que foi fantástico. Foi interessante trabalhar com os engenheiros na identificação dos compromissos ideais e, claro, na familiarização com o sistema, uma vez que o projecto está apenas a dar os seus primeiros passos. Já se pode sentir a potência extra e caberá a nós aproveitá-la ou adaptá-la da forma mais competitiva possível. Teremos de encontrar o equilíbrio certo. Nós estamos ainda a analisar muitas coisas e a explorar vários caminhos.", disse Stephane Sarrazin.
Após os testes no Estoril, o programa de desenvolvimento do 908 HYbrid4 vai continuar, com o carro a rolar noutro traçado e que será complementado com uma nova sessão no banco de ensaios. "Vai ser interessante ver como é que o sistema se comporta num circuito diferente", afirma Famin. "Vamos, também, começar uma fase de afinação, um pouco mais delicada, tanto do próprio sistema, como do carro para adaptar o seu comportamento. Mas não queremos queimar etapas: estamos, ainda, numa fase de descobertas. Os testes de resistência serão feitos mais tarde", concluiu.
O modelo 908 Hybrid foi apresentado pela primeira vez nas Seis Horas de Silverstone de 2008, com o objetivo de o ver correr na temporada de 2011, sob um regulamento anunciado no final de 2009. Contudo, alguns problemas no seu desenvolvimento fizeram com que desse prioridade à nova versão do 908 Diesel, que se estreou nas 12 horas de Sebring deste ano. Agora, com a entrada em cena da Toyota e da Porsche, que vai lançar o seu Protótipo híbrido em 2014, para além das modificações no regulamento dos motores a Diesel, mexendo no tamanho dos restritores, no sentido de reduzir a potência e o equiparar com os carros a gasolina - e os híbridos, também - a marca de Sochaux quer estar pronta para o embate que aí vêm.
E não se admira se para os lados de Inglostadt, a sede da Audi, também não se pense em motorizações híbridas, apesar de algumas declarações em sentido contrário...
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