Com o mercado de pilotos numa ebulição tão grande como a decisão do Mundial de ralis, fala-se que a Ford já poderá ter decidido o seu futuro. Em principio, tudo indica que continuará a competir no WRC por mais três temporadas - até 2014, portanto - mas irá perder o apoio da Stobart, que no final da época decidiu que ira deixar a competição, após seis anos de bons serviços. Assim sendo, a equipa que acolhia neste momento Mads Ostberg, Matthew Wilson e em menor medida, Henning Solberg, abandona as suas atividades após o último rali do ano, no País de Gales.
E se a Stobart vai-se embora e deixa bons pilotos sem um grande apoio, rumores circulam que o Mundial de ralis poderá ter mais equipas um futuro próximo. Segundo a revista alemã rally-magazin, tratam-se de dois regressos: Toyota e Hyundai.
O caso da Toyota é relativamente surpreendente porque a construtora japonesa, a maior do mundo, sempre disse que após a sua aventura ruinosa na Formula 1 iria dedicar-se a uma de duas categorias: ralis ou Endurance. Pensava-se que com o anuncio da passada sexta-feira a escolha estaria feita, dado ainda que o fato de terem escolhido a Endurance porque poderiam trabalhar melhor o seu projeto híbrido, mas parece que isso poderá ter sido metade da história, pois com a entrada da Volkswagen em 2013 e a continuidade dos projetos da Ford e Citroen, poderá ser que isso seja demasiado atraente para que não tente um regresso a uma categoria no qual tem enorme tradição.
Caso os rumores se confirmem, o modelo escolhido poderá ser ou o Yaris, ou o Auris. E também se desconhece se vão participar com algum projeto híbrido ou mais convencional.
No caso da Hyundai, também seria um regresso, depois de uma tentativa frustrada no inicio da década passada com o modelo Accent WRC. E o modelo escolhido pela marca coreana seria o Veloster, que compete neste momento no Rallycross americano.
Caso ambos os rumores se confirmem nas próximas semanas ou meses, a hipótese de ter seis marcas no campeonato de 2013 do WRC parece ser uma hipótese plausível e poderá colocar o WRC numa nova época aurea, depois de muitos anos onde somente Ford e Citroen competiam em duopólio.
Sem comentários:
Enviar um comentário