domingo, 16 de outubro de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 16, Coreia do Sul (Corrida)

O que se poderá dizer sobre os eventos de Yeongnam? Pode-se dizer que, mesmo com o título conquistado, a fome de vencer de Sebastian Vettel não esmoreceu, e a prova disso foi o que fez nos primeiros metros de corrida, ao atacar logo a liderança de Lewis Hamilton e passou para o comando ainda a primeira volta não tinha terminado. E depois disso, não mais foi incomodado pelos seus adversários até à bandeira de xadrez, garantindo assim que ficaria na frente dos McLaren e desse à Red Bull o seu segundo título de Construtores consecutivo.


Pode-se dizer também que Mark Webber completou o pódio, e assim, completou o objetivo da Red Bull de ficar com o título que lhe faltava. Superou um Jenson Button que sofreu com o rendimento do seu carro ao longo da corrida, acabou fora do pódio, mas conseguiu manter-se firme na luta pelo vice-campeonato, dez pontos à frente de Fernando Alonso, o quarto classificado da corrida.
O grande momento da corrida acabou por ser a batalha pelo segundo lugar, nas voltas finais da corrida. Lewis Hamilton, o segundo classificado, viu-se na contingência de se defender dos vários ataques de Mark Webber, num grupo que também fez juntar numa segunda parte Jenson Button e Fernando Alonso. Hamilton conseguiu defender-se bem do australiano da Red Bull, e até respondeu por duas vezes a ultrapassagens de Webber, recuperando a sua posição logo de seguida, garantindo assim que o segundo lugar era seu e a oferecer um pequeno motivo para festa nas boxes da McLaren, num fim de semana em que comemorava a sua 700ª participação em Grandes Prémios.

Quanto à Ferrari, vê-se que já está concentrado em 2012, pois está cada vez mais a mostrar-se que é a terceira equipa do pelotão, monopolizando a terceira fila na qualificação e o quinto e sexto lugares na corrida, com prestações muito iguais. Fernando Alonso só conseguiu superar Felipe Massa numa estratégia de troca de pneus mais eficaz. E benficiaram também do acidente entre Michael Schumacher e Vitaly Petrov - que fez entrar o Safety Car - e provavelmente poderia fazer perigar as suas posições finais.

E quem beneficiou desse acidente foi o Toro Rosso de Jaime Alguersuari. Já tinham mostrado que estavam em forma ao longo do final de semana coreano, mas o jovem piloto catalão fez uma corrida bem madura, aproveitando os erros dos outros e não comentendo qualquer erro de monta, acabando por ficar no sétimo posto, igualando o seu melhor resultado desta temporada. A equipa ainda conseguiu que o seu outro piloto, o suiço Sebastian Buemi, ficasse com o nono posto, e desse mais dois pontos à marca de Faenza, ex-Minardi. Entre os dois, o Mercedes de Nico Rosberg, e a fechar os pontos, o Force India de Paul di Resta.

No final, foi uma corrida sem grande história. Agora vêm aí duas semanas onde ouviremos imenso sobre a India e o seu Grande Prémio. E provavelmente ouviremos a palavra "odisseia" agarrada a elas. Será que vai ser assim?

Sem comentários: