"A Formula 1 chegava à sua etapa final daquela temporada em terras americanas, mas num cenário completamente diferente: Las Vegas. Naquele ano, os proprietários do circuito de Watkins Glen viram-se a braços com cada vez mais problemas financeiros e Bernie Ecclestone decididiu então procurar por outras paragens, e bolsos mais cheios, para colocar o pelotão da Formula 1 nas terras do Tio Sam. Acabou por ir para Las Vegas, mais concretamente... num circuito improvisado no parque de estacionamento do Ceasar's Palace, um dos maiores casinos da cidade.
(...)
Contudo, o circuito tinha um problema: os pilotos o iriam fazer contra o sentido dos ponteiros do relógio, algo do qual estavam pouco habituados. E isso se viu ao longo das sessões de treinos, onde o pescoço de alguns pilotos se ressentiu. E um deles era o de Nelson Piquet, que iria ficar assim ao longo de todo o final de semana, e era fonte de preocupação na Brabham.
Isso porque os Williams, seus maiores rivais, tinham monopolizado a primeira fila da grelha, com Carlos Reutemann no primeiro posto, seguido por Alan Jones, que iria fazer provavelmente a sua última corrida da sua carreira na Formula 1. Na segunda fila estava o Ferrari de Gilles Villeneuve, seguido pelo Brabham de Nelson Piquet. O francês Alain Prost era o quinto a partir, seguido pelo McLaren de John Watson, pelo Ligier-Matra de Patrick Tambay, pelo Alfa Romeo de Bruno Giacomelli e a fechar o "top ten", o Lotus de Nigel Mansell e o segundo Alfa Romeo de Mário Andretti, que provavelmente se preparava para voltar aos Estados Unidos e à CART.
(...)
Com o ator - e fanático pelas corridas - Paul Newman como diretor de corrida, e perante mais de 50 mil espectadores naquele sábado á tarde, a corrida começou com Jones a saltar para a frente da corrida, decidido a não ajudar o seu companheiro Reutemann a vencer o campeonato. Para piorar as coisas, o argentino largara tão mal que no final da primeira volta iria perder três lugares para Villeneuve, Prost e Giacomelli. E tinha Nelson Piquet mesmo atrás de si. (...)"
Há precisamente trinta anos, num circuito improvisado no parque de estacionamento de um dos maiores casinos de Las Vegas, Nelson Piquet conquistava o seu primeiro título mundial de Formula 1, sete anos depois de Emerson Fittipaldi ter conquistado o seu segundo campeonato do mundo, também nos Estados Unidos, mas num circuito diferente, o de Watkins Glen.
A corrida foi uma prova de resistência para os pilotos, pelo fato de ser feito contra os ponteiros do relógio. E pilotos como Nelson Piquet sofreram com o pescoço ao longo do final de semana, fazendo daquela corrida uma prova de resistência pessoal. Mas também tinha duas costelas fraturadas, algo que muito poucos sabiam. E a Carlos Reutemann, menosprezado na sua equipa, teve ainda que aguentar uma caixa de velocidades sem a quarta marcha e viu o momento surreal em que os membros da sua equipa comemoraram a vitória... do seu companheiro de equipa, não querendo saber que tinham perdido o Mundial de Pilotos.
E isso e muito mais que falo hoje no Pódium GP.
Sem comentários:
Enviar um comentário