Os Chevrolet dominaram as duas corridas que aconteceram esta manhã na pista de Xangai, com Alain Menu e Yvan Muller a subirem no lugar mais alto do pódio, respectivamente na primeira e segunda corridas, conseguindo bater, respectivamente, o BMW de Colin Turkington e o Seat de Gabriele Tarquini. Robert Huff, com dois terceiros lugares, afastou-se um pouco mais na luta pelo título com os seus companheiros de equipa, agora que falta apenas a jornada dupla de Macau para terminar o campeonato.
Quanto a Tiago Monteiro, este foi um final de semana complicado. Apesar de ter pontuado na primeira corrida, no oitavo posto, na segunda corrida, os vários incidentes que sofreu fizeram com que sofresse, primeiro um furo, e depois um toque, que acabou por ser obrigado a ir às boxes e acabasse por desistir.
A primeira corrida foi basicamente um duelo entre Menu e o BMW do regressado Colin Turkington, com o piloto britânico a dar água pela barba a Menu, pressionando-o imenso na fase final e colocando em sério risco a vitória do suíço, que logrou suster, a grande custo, o seu adversário atrás de si. Huff foi o terceiro classificado, na frente de Yvan Muller e o BMW de Tom Coronel. Tiago Monteiro acabou a corrida no oitavo posto, atrás do BMW do marroquino Mehdi Bennani.
Na segunda corrida, foi Gabriele Tarquini - que tinha desistido na primeira - que incomodou fortemente os homens da Chevrolet, ao ponto de liderar a corrida. Logo após a partida, o italiano da Seat suplantou o homem da pole, Robert Huff, que um pouco mais à frente na tentativa de regressar à liderança fez uma incursão pela relva, que o fez perder posições. Quem aproveitou da melhor maneira foi Yvan Muller, que tendo bastante mais paciência, à quinta volta já era líder da corrida, contando depois com o experiente Tarquini que manteve o segundo lugar, apesar das constantes tentativas de ultrapassagem dos seus adversários. Huff recuperou até à terceira posição, na frente de Turkington e Coronel.
Quanto às corridas de Tiago Monteiro, quando partiu para a primeira corrida, o piloto do Seat conseguiu passar incólume a qualquer incidente na primeira curva. Mas... "a degradação dos pneus foi de tal ordem que estava a ser muito complicado aguentar a pressão do BMW que estava muito forte. Estava a levar toques de forma sistemática e para salvaguardar terminar a prova, optei por facilitar a ultrapassagem. Apesar de tudo foi importante somar pontos", afirmou.
Se na primeira corrida os pilotos conseguiram, quase todos, evitar as confusões iniciais do arranque, o mesmo viria a não acontecer na segunda, que foi fértil em incidentes: "Arranquei bem mas acabei logo por ter um furo muito provavelmente devido à baixa pressão dos pneus, estratégia de equipa para tentar poupar as borrachas. Com o furo foi impossível parar o carro para a terceira curva e toquei num adversário. Travei a fundo mas não foi suficiente. Tive de regressar às boxes e optámos por abandonar. Foi pena, pois a sair do quinto lugar acho que dava para tentar aguentar a pressão e somar mais pontos", concluiu.
Este não era de todo o desfecho esperado no final de semana chinês, mas Tiago Monteiro não está desanimado: "Começo a ficar vacinado contra estes episódios. Agora partimos para Macau, sabemos que em qualificação estamos fortes e vamos dar o nosso melhor para sermos bem sucedidos", rematou.
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