sexta-feira, 11 de novembro de 2011

WRC - Rali de Gales (Dia 2): Löeb já é campeão!

A tarde do segundo dia do Rali de Gales viu as condições meteorológicas a piorarem progressivamente, com os pisos cada vez mais escorregadios, mas também viu que as consequências do acidente de Mikko Hirvonen foram aquelas que se temiam. O piloto finlandês acabou por desistir à tarde, devido ao sobreaquecimento do motor, causado pelo rombo no radiador na sétima classificativa, após o acidente que sofreu. Assim sendo, e pela oitava vez consecutiva, o titulo é de... Sebastien Löeb. E mesmo que Löeb sofra o mesmo tipo de azar que Carlos Sainz sofreu em 1998, a vantagem que ele tem para o piloto finlandês é mais do que suficiente.

Mesmo assim, quando Hirvonen acabou por parar definitivamente, o piloto da Alsácia declarou, cauteloso: "Estamos em boa posição após o problema do Mikko. Vamos ver se o Mikko poderá recomeçar amanhã. Se não puder, então não haverá qualquer tipo de pressão. O Latvala está muito perto", afirmou à World Rally Radio.

Pouco tempo antes, estava um pouco mais confiante, quando falava do seu rali: "De manhã tive algumas dificuldades, mas agora à tarde estive mais descontraído. Tentei puxar mais, tivemos um pequeno susto, mas tudo correu bem. Seria bom terminar esta temporada com alguma coisa boa", afirmou.

De fato, a luta pela liderança está ao rubro: Löeb e Latvala estão separados, após a 11ª classificativa, por uns meros 1,1 segundos, com ambos a darem uma distância superior a um minuto e treze segundos sobre o terceiro classificado, o norueguês Mads Ostberg, no seu Ford. Mas está sob pressão do seu compatriota Petter Solberg, que no seu Citroen, está agora 7,8 segundos atrás do piloto da Stobart-Ford. Henning Solberg é o quinto, e está a rolar muito tranquilamente, pois tem um atraso de minuto e meio sobre o seu irmão, mas o sexto classificado, o estónio Ott Tanak, está a 54,3 segundos.

Kimi Raikkonen ascendeu à sétima posição, mas está numa luta com Matthew Wilson e o holandês Dennis Kuipers, e tem ainda na luta o Mini de Chris Meeke. Em suma, a luta pelas quatro últimas posições pontuáveis está ao rubro.

Na 14ª posição está Armindo Araujo, que apesar de ter avisado que as suas expectativas eram baixas, o seu objetivo é unicamente de chegar ao fim da prova. "Este rali é mesmo muito complicado e foram muitos os pilotos que já tiveram problemas ou desistiram. Nós queremos continuar em prova, ainda que para isso abdiquemos de um resultado mais relevante. Sempre disse que este ano era para aprender e sabemos que na terra ou nestes pisos temos de trabalhar ainda mais. Temos alterado os acertos do carro de parque para parque e é isso que vamos continuar a fazer", referiu.

Em relação aos brasileiros, Paulo Nobre está agora na 24ª posição da geral, a 15 minutos de Löeb, enquanto que Daniel Oliveira baixou para a 38ª posição, agora a 21 minutos e dez segundos da liderança.

O Rali de Gales continua amanhã.

Sem comentários: