segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dakar 2012 - Dia 2

A segunda etapa do Rali Dakar, que levou os pilotos a irem de Santa Rosa de la Pampa a San Rafael, no total de 487 quilómetros, 295 dos quais em especial, ficou marcado pela recuperação de Nasser Al-Attiyah, que venceu a etapa no seu Hummer, e pela consolidação da liderança por parte de Stephane Peterhansel, que está com dois minutos e 28 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Robby Gordon, no seu Hummer. 

Partindo do 12º posto esta manhã, o piloto qatari, que corre este ano de Hummer, tirou partido dessa situação, e numa etapa muito rápida impôs o seu carro, recuperando assim preciosos minutos de modo a não perder tão cedo o comboio da frente. Robby Gordon foi terceiro, a dois minutos e 42 segundos do seu companheiro de equipa, sobrepondo-se aos Mini All4 Racing do polaco Krzysztof Holowczyc e do espanhol Nani Roma. O sul-africano Giniel de Villiers, no seu Toyota Overdrive foi sexto na etapa, enquanto Ricardo Leal dos Santos, no terceiro Mini All4, foi nono classificado. Carlos Sousa teve desta feita mais dificuldades, e levou o seu Great Wall à 11ª posição nesta etapa, estando agora na mesma posição na geral. 

Assim sendo, com Stéphane Peterhansel a ser o novo líder do Dakar nos autos, com dois minutos e 28 segundos de vantagem para o Hummer de Robby Gordon. O polaco Krzysztof Holowczyc caiu para terceiro, na frente do Toyota de Giniel de Villiers, a 3 minutos e 49 segundos do novo líder. Nani Roma é quinto, na frente de Nasser al Attiyah. O vencedor da etapa de ontem, o russo Leonid Novitskiy, no seu Mini, caiu para o oitavo posto, pois como foi o primeiro na estrada não tinha qualquer referência a seguir e perdeu muito tempo. Ricardo Leal dos Santos é agora o melhor nacional, já que é nono classificado, a 14 minutos e 14 segundos do seu colega de equipa, enquanto Carlos Sousa caiu para a 11ª posição da geral, a 17 minutos e sete segundos de Peterhansel. 

Já nas motos, o grande vencedor de hoje foi o espanhol Marc Coma, que conseguiu bater o seu grande adversário, o francês Cyril Després por um minuto e 18 segundos. O terceiro lugar ficou para o espanhol Joan Barreda, num Husqvarna, já a uns distantes dois minutos e 33 segundos do seu compatriota. O anterior líder da prova, o chileno "Chaleco" Lopez, acabou hoje na quarta posição, onze segundos atrás. 

Quanto aos portugueses, este foi uma etapa modesta. Hélder Rodrigues foi hoje o melhor português nas motos, ao obter a 12ª posição, imediatamente na frente do Husqvarna de Paulo Gonçalves. O piloto da Yamaha perdeu 11 minutos e um segundo para o vencedor da tirada, enquanto o homem da Husqvarna cedeu 12 minutos e meio. Já Ruben Faria esteve parado logo na fase inicial da etapa - suspeitou-se que para esperar por Cyril Després, embora esta seja uma informação que só o piloto poderá confirmar posteriormente - e perdeu 13 minutos e 36 segundos para Coma. 

Desta forma, após a etapa de hoje, Marc Coma é o novo líder da prova, agora com dois minutos e meio de avanço para "Chaleco" Lopez. Cyril Després passou agora para o terceiro lugar da geral, a dois minutos e 52 segundos do espanhol, com os portugueses fora do "top 10", já a mais de uma dúzia de minutos do líder. Quem teve problemas foi Pedro Bianchi Prata, que acabou na 57ª posição na tirada de hoje.

Máquinas e pilotos agora preparam-se agora para a terceira etapa do Dakar, que liga San Rafael a San Juan, em paragens argentinas, num total de 499 quilómetros, 209 dos quais em paragens cronometradas.

Sem comentários: