domingo, 9 de novembro de 2025

WRC: Tanak retira-se no final da temporada


Ott Tanak acabou na quarta posição no Rali do Japão, mas depois de cruzar a bandeira de xadrez, o piloto estónio de 38 anos anunciou que irá afastar-se do WRC a tempo inteiro, para se dedicar à família.

Após tantos anos incríveis no topo do WRC, decidi que este é o momento certo para fazer uma pausa. Não é um adeus definitivo, mas sim uma oportunidade de recarregar energias e focar na família e noutros projetos na Estónia. Agradeço profundamente a todos na Hyundai, pelo apoio e confiança ao longo dos anos. Levarei sempre connosco as memórias e conquistas partilhadas.”, afirmou, no seu comunicado oficial.

Cyril Abiteboul, presidente da Hyundai Motorsport, reconheceu o impacto de Tänak na história da equipa:

Apesar de sentirmos tristeza pelo adeus, compreendemos a vontade do Ott em dedicar-se à sua vida pessoal. Juntos, celebramos vitórias inesquecíveis e atravessámos desafios, mas ele manteve-se sempre inteiramente comprometido. Tänak é inspiração para todos e continuará a ser parte da família Hyundai.”, afirmou.

Começando a correr em 2009, com um Subaru Impreza STi, antes de no ano seguinte, andar num Mitsubishi Lancer Evo X no Pirelli Star Driver, Tanak ganhou o campeonato de 2019 com um Toyota Yaris WRC, mas também ganhou 22 ralis, conseguindo também 58 pódios e 434 vitórias em especiais, em carros da Ford, Toyota e Hyundai, sempre com ao lado do seu navegador, Martin Järveoja.

Esta temporada, foi um dos que tentou contrariar o domínio dos Toyota nas especiais, ganhando o rali da Acrópole e conseguindo seis pódios. Neste momento é quarto classificado no Mundial, com 213 pontos, menos 59 que o atual líder, Elfyn Evans, mas que está definitivamente de fora da corrida pelo campeonato.

Sem comentários: