terça-feira, 26 de junho de 2012

Estar no topo é um esforço muito bem pago

Falar de dinheiro é uma chatice, especialmente quando este se torna escasso. Falar de salários numa altura em que muitos sonham com ele - por estarem desempregados - é quase um abuso. Mas quando se tratam de desportistas, o caso é mais interessante, especialmente para se poder comparar esta com aquela modalidade. Ver se, por exemplo, um basquetebolista da NBA ganha tão bem como, um Cristiano Ronaldo. E será que esses dois podem ser comparáveis com um piloto de Formula 1? 

Pois bem, a revista Forbes, que entende destas coisas, fez uma lista de desportistas bem pagos. E chegou a algumas conclusões interessantes. Primeiro: é nos Estados Unidos onde se paga muito bem, e segundo: não é a NBA ou o basebol que existem os atletas mais bem pagos. É no boxe, com valores que colocam qualquer um como... "pobres milionários". 

O mais bem pago nesta lista é o americano Floyd Merrywheather, cuja alcunha é... "Money", leva para casa a extraordinária quantia de 68 milhões de dólares por ano. Manny Pacquiao, outro lutador, vindo das Filipinas, é o segundo mais bem pago, com ganhos de 49,66 milhões de euros. O terceiro é um basquetebolista, que por estes dias deve estar nas nuvens: LeBron James, que com o título de campeão da NBA, com os Miami Heat, arranca rendimentos de 42,45 milhões de euros. E mesmo com uma temporada a meio por causa do "lockout"...

O primeiro futebolista na lista ainda está no "top ten" dos desportistas bem pagos. É português e chama-se Cristiano Ronaldo. O Real Madrid e os contratos publicitários subsequentes rendem-lhe por cada temporada cerca de 34 milhões de euros.

E o piloto de Formula 1 mais bem pago? É espanhol e chama-se Fernando Alonso. A Ferrari paga-lhe muito bem, com rendimentos anuais de 23,3 milhões de euros, não muito longe de Valentino Rossi e Michael Schumacher, que ganham cada um 22,43 milhões e estão no 20º lugar na lista dos desportistas mais bem pagos do mundo. Mas a matéria mostra algumas curiosidades, como o facto de um piloto da NASCAR, Dale Earnhardt Jr. (18,11 milhões), ganhar um pouco mais do que Lewis Hamilton (17,98 milhões).

Muito longe, mas ainda no "top cem" está Sebastien Löeb, o francês que vence todos os títulos desde 2004 no WRC, e é o mais bem pago piloto de ralis da atualidade, com dez milhões de euros por ano. Pode parecer uma brutalidade - em comparação, Mikko Hirvonen ganha três milhões - mas em relação às outras modalidades, poderá ser um ou dois meses de trabalho. Enfim, popularidades e gostos... 

Sem comentários: