Há precisamente 30 anos, no circuito de Jerez de la Frontera, Ayrton Senna conseguia bater Nigel Mansell por pouco mais do que 30 centimetros, num final arrepiante para os adeptos da Formula 1. E no dia em que a Formula 1 regressava a Espanha, cinco anos depois da última vez, num circuito que mais parecia num parente de Jarama...
Em 1986, Jerez era um circuito novo, construído no meio da paisagem andaluza, a meio caminho entre Sevilha e Cadiz. Sete meses antes, não havia nada por ali, e ver em abril um circuito totalmente novo, a segunda pista permanente em toda a Espanha nessa altura, até parecia um milagre. Mas nesse tempo, tinha construído um circuito que era demasiado sinuoso e estreito, com poucos pontos de ultrapassagem. E para piorar as coisas - não tanto em 1986, mas nos anos seguintes - poucos iam a Jerez ver a Formula 1. Mas para o ver o GP de Espanha de motociclismo, apareciam em média 120 mil pessoas. Dez vezes mais do que para as quatro rodas!
Foi uma corrida de desgaste, onde no final, foram as trocas de pneus que resultaram. Uma luta entre os Williams, o carro de Senna e o McLaren de Prost, e o "brutânico", que fez uma troca tardia, para depois andar ao ataque do brasileiro. Quase como fez seis anos mais tarde, no Mónaco, e como aqui, Senna levou a melhor.
Com essa vitória, mais o segundo posto no Rio de Janeiro, o brasileiro era o novo comandante do campeonato, já que Mansell acabou por desistir em Jacarépaguá. Bem feitas as contas, foram estes maus resultados que acabaram por contabilizar no final, que o impediu de ser campeão do mundo. É como dizia um certo anuncio publicitário: de que vale ter potência se não tem controle? Neste caso, cérebro.
Mas esta vitória ficou sem dúvidas no imaginário dos que viram nesse dia.
Com essa vitória, mais o segundo posto no Rio de Janeiro, o brasileiro era o novo comandante do campeonato, já que Mansell acabou por desistir em Jacarépaguá. Bem feitas as contas, foram estes maus resultados que acabaram por contabilizar no final, que o impediu de ser campeão do mundo. É como dizia um certo anuncio publicitário: de que vale ter potência se não tem controle? Neste caso, cérebro.
Mas esta vitória ficou sem dúvidas no imaginário dos que viram nesse dia.
1 comentário:
Aquele início de volta que Mansell não conseguiu ultrapassar Prost no início da reta dos boxes, foi importante para a vitória de Senna. Foi importante, porque Mansell conseguiu ultrapassar Prost no final daquela volta e o inglês teve 4 quilômetros "encurtado" para apanhar (quase conseguiu) o brasileiro da Lotus.
Com a vitória, Ayrton Senna alcançava pela primeira vez (na carreira) a liderança do campeonato de pilotos de 1986.
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