quinta-feira, 14 de abril de 2016

A autorização provisória de Fernando Alonso

A FIA deu permissão para Fernando Alonso correr no GP da China, mas há uma condição: será reavaliado após o primeiro treino livre, que acontecerá na manhã desta sexta-feira. Pode-se considerar que é uma decisão algo estranha a FIA dar uma autorização provisória, mas eles afirma que partiu da sugestão do próprio piloto.

"Os comissários seguiram o conselho do delegado médico da FIA, que após consulta ao médico-chefe do GP da China e os médicos do piloto, o piloto foi provisoriamente autorizado a participar do evento. Dadas as circunstâncias excepcionais e depois de nos reunirmos com a equipa, os comissários decidiram excluir o piloto [do GP do Bahrein] em estrita conformidade com o artigo 3 (b) do capítulo três do Apêndice L e referem-se, em vez do artigo 3 (a), que ele foi cumprida. 

Assim, o piloto Fernando Alonso pode participar no evento, mas está sujeito a condições que são explicadas logo abaixo. 

O delegado médico da FIA e médico-chefe deram instruções que tem de ser seguidas pelo piloto (artigo 12.1.1.i do Código Desportivo Internacional). Além disso, de acordo com o artigo 22.14 das regras desportivas Formula 1, ele deve passar por um outro teste imediatamente após o primeiro treino livre, para determinar que pode participar no resto do fim de semana", lê-se no comunicado oficial da FIA.

Segundo se conta em Xangai, houve tensão durante os exames médicos, que duraram cerca de uma hora, por causa da incerteza do resultado. À saída, Alonso estava sorridente: "Há que esperar pelo comunicado, mas estou bem e sou otimista", comentou. Aparentemente, que o pneumotorax, quer as fraturas nas costelas, desapareceram por completo, mas todos querem ter a certeza após a sessão de treinos de amanhã. Caso corra bem, poderão dar luz verde para todo o fim de semana. Mas mesmo assim, o belga Soffel Vandoorne está em Xangai, de prevenção, nas boxes da McLaren. 

Sem comentários: