Em 1963, Dan Gurney foi para a Brabham, sendo o primeiro piloto a ser contratado pelo australiano Jack Brabham, que desde 1961 fazia a sua própria equipa de Formula 1, ao lado do engenheiro Ron Tauranac. Nas três temporadas seguintes, o americano foi um excelente piloto do pelotão, tendo até conseguido cinco pódios seguidos, na temporada de 1965.
Mas foi em 1964 que conseguiu algo que merece estar nos livros de história: dar a primeira vitória à equipa de "Black Jack". Foi em França, em Rouen Les-Essarts, exatemente no mesmo local onde dois anos antes, tinha dado á Porsche a sua primeira vitória. Gurney fora batido nos treinos pelo Lotus de Jim Clark, mas na corrida, conseguiu ser melhor do que Graham Hill para alcançar a primeira das 35 vitórias alcançadas pela marca, até 1985. O seu patrão completou o pódio.
Gurney voltou a vencer, desta vez no México, numa corrida onde John Surtees conseguiu os pontos necessários para ser campeão do mundo. Por esta altura, a sua popularidade era tal que os americanos consideraram a chance de se candidatar para presidente! Contudo, na altura, Gurney tinha apenas 33 anos, demasiado novo para tal, mas a cada quatro anos, os seus amigos brincam com a ideia.
Brabham considerou que Gurney seria o piloto ideal para ficar com equipa após ele pendurar as luvas como piloto. Ele começou a correr menos frequentemente, e dando mais chances ao neozelandês Dennis Hulme. Mas Gurney tinha outros planos: queria ser construtor, como Brabham. E no final do ano, saiu da equipa para fazer a All American Racers, enquanto que Brabham decidiu continuar a ser piloto por mais algum tempo. Em boa hora o fez, porque no ano seguinte iria ser campeão do mundo.
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