sexta-feira, 13 de abril de 2018

Por onde andará o troféu do Sonic?

Esta semana, como sabem, passaram 25 anos sobre o GP da europa de 1993, em Donington Park, onde Ayrton Senna fez aquela primeira volta inesquecível - e Rubens Barrichello também, a propósito - e no final, Senna bateu sem apelo e sem agravo os Williams de Alain Prost e Damon Hill. Poderá falar-se da aversão do francês à chuva e de Hill ser um novato na Formula 1, e também do brasileiro ser muito bom neste tipo de condições, mas que ganhou, é verdade. E ganhou com estilo.

Agora, o que não se sabia até agora é que o troféu que ele ergue no pódio, o do Sonic, a mascote da Sega, não era o verdadeiro troféu do vencedor. Na realidade era algo do qual a merca queria fazer publicidade, porque era o patrocinador desse Grande Prémio... e da Williams, seu rival. Provavelmente, eles esperavam que Prost ou Hill pegassem no "caneco" e daí vendessem mais uns Master System ou Mega Drives, mas foi o seu maior rival que ficou com o caneco. Mas...

Quem lê a página da Wikipédia em inglês sobre o GP da Europa de 1993, vai descobrir no último parágrafo a seguinte afirmação: 

"No final da corrida, Senna foi levado ao pódio e recebeu um troféu que mostrava a mascote da Sega, Sonic the Hedgehog, segurando um troféu com o logo da Sega embaixo. Uma imagem amplamente divulgada na internet mostra Senna segurando o troféu. Ao contrário da crença popular, este não é o prêmio que Senna recebeu por ganhar o Grande Prémio, mas sim um troféu falso [para efeitos de publicidade]. Imagens de vídeo mostram que, depois de tirada a foto, ele recebeu o prêmio, um troféu que não retrata nem o Sonic the Hedgehog nem o logotipo da Sega. A localização atual do famoso troféu Sega é desconhecida" (tradução feita por mim).

Esta semana, o pessoal do Grand Prix Diary escreveu um artigo na rede social Drivetribe a perguntar pelo destino desse troféu. Teve uma resposta veloz da McLaren, dizendo na sua conta oficial no Twitter que o troféu está na sua sede, em Woking, e mandou uma foto a provar a sua localização. Parece estar num canto, um pouco esquecido, entre milhares de caixas existentes na sede.

Pois bem, está a haver "polémica". Pedro Falcão, que trabalha na Vice Brasil, afirmou na sua conta pessoal do Twitter que o troféu deveria estar no instituto Ayrton Senna, em São Paulo, "onde merecia estar", segundo diz ele. Acho que também seria o local apropriado, mas como se sabe, Ron Dennis tinha a mania de que todos os troféus da equipa deveriam ficar na sede e não nas salas de troféus dos pilotos. 

Não sei como será com a nova administração, e como este troféu está escondido num canto da fábrica, provavelmente não seria mal de todo se fosse para São Paulo. Ainda por cima, uma corrida tão importante na carreira (e no mito) do piloto brasileiro...

4 comentários:

Dyego disse...

Por acaso o braço do SONIC é móvel porque, o braço no pódio esta levantado e na foto enviada pela empresa aparece abaixado.

Dyego disse...

Por acaso o braço do SONIC no trofél é móvel ? Reparei que no pódio esta levantado e na foto da Mc Laren esta pra baixo.

Fernando Voigt disse...

Pelas fotos os troféus são diferentes. O que Senna está segurando, a mão direita está na altura do olho, enquanto que o da McLaren a mão está para baixo. Acho difícil que o braço seja móvel.

Anónimo disse...

Nãso sabia dessa, muito bom aprender um pouco mais, acho esse troféu lindo, ainda mais por gostar bastante dos jogos do sonic rsrs.
O braço dele no troféu parece estar em uma posição diferente na foto tirada no pódio.