sábado, 19 de maio de 2018

Formula E: Abt foi o poleman em Berlim

O alemão Daniel Abt foi o "santo da casa" que se deu bem. Na pista desenhada no antigo aeroporto de Tempelhof, o piloto alemão da Audi conseguiu ser melhor que Oliver Turvey e Jerome D'Ambrosio. Jean-Eric Vergne, o líder do campeonato, partirá de terceiro, na frente de Lucas di Grassi. Já António Félix da Costa sairá da penúltima fila da grelha de partida da corrida alemã, um lugar atrás de Setphane Sarrazin, seu novo companheiro na Andretti-BMW.

A qualificação não foi muito fácil para o primeiro grupo constituido por pilotos como Andre Lotterer, Nelson Piquet Jr, Daniel Abt, Oliver Turvey e Mitch Evans. Se para os dois primeiros a sairem para a pista, as coisas correram-lhes mal, já para os dois que vieram a seguir, foi precisamente o contrário: 1.09,774 para o alemão da Audi, contra o 1.10,598 do seu compatriota da Techeetah. E claro, candidato à Superpole.

No segundo grupo, com Alex Lynn, José María López, António Félix da Costa, Nick Heidfeld e Maro Engel, não houve grande história. Todos os pilotos andaram pela casa do 1.10, e nenhum fez história ou candidatou-se verdadeiramente à Superpole. O único que se aproximou foi Alex Lynn, com 1.10,002, mas no final, não deu mais que o oitavo tempo.

A mesma coisa aconteceu no Grupo 3, com Nicolas Prost a ser o pior de todos... mas a excepção foi Jerome D'Ambrosio. Veloz, no seu Dragon, pulou para o segundo lugar da geral e candidatar-se a um lugar na SuperPole, quando faltava apenas um grupo. E nesse grupo final, com Jean-Éric Vergne, Sam Bird, Felix Rosenqvist, Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi, foi o francês líder do campeonato e o brasileiro da Audi a serem melhores que a concorrência, aproveitando, por exemplo, a mã volta que Sam Bird deu, e o colocou apenas no décimo posto.

Assim sendo, Di Grassi, D'Ambrosio, Vergne, Turvey e Abt passavam à fase final.

Ali, o piloto da casa fez uma volta perfeita, marcando 1.09,472, e aguardava, calmamente pelos outros. Vergne deu o seu melhor, mas foi apenas terceiro, com 1.09,991, e Di Grassi, na sua volta de classificação, deixou escapar o seu carro à saída de uma curva, ficando com o pior dos resultados. E assim, pela primeira vez desde Long Beach 2015 que Daniel Abt ficava com o primeiro lugar na grelha.

A corrida acontecerá pelas 17 horas de Lisboa, e podem seguir em Portugal pela Eurosport.

Sem comentários: