segunda-feira, 14 de maio de 2018

Haverá Dakar em 2019?

Hoje deveria haver um anuncio importante sobre o Dakar do ano que vêm... mas foi adiado. E as dúvidas sobre se haverá MESMO Dakar no próximo ano avolumam-se, ao ponto de provavelmente, poderemos ver o primeiro cancelamento em onze anos. Mas isso seria um extremo.

Primeiro que tudo: no momento em que corre, apenas Peru está confirmado no possivel percurso do Dakar. Argentina e Bolivia já disseram que não irão acolher a prova, alegando não haver dinheiro para o sustentar. Falou-se do governo chileno, e isso ficou por responder durante o fim de semana, até que a ministra do Desporto chilena ter recusado, alegando cortes orçamentais. Tudo isto lido no Twitter do jornalista Marc Martin.

Ele mesmo também diz que um eventual regresso a África não acontecerá, pelo menos em 2019. Não é algo do qual a ASO não deseja - e porque têm a África Race, que tem muito menos impacto que o Dakar - e os únicos que manifestaram interesse foi o governo da Argélia. O resto não se sabe, e mesmo que isso acontecesse, teria de haver reconhecimentos, que durariam algumas semanas, bem como a preparação para a corrida.

Resta o Equador, como alternativa. Uma prova a começar em Lima e acabar em Quito seria curto, mas pelo que se viu no ano passado nas dunas peruanas, onde metade do pelotão foi dizimada, poderá ser mais do que suficiente para se fazer uma edição curta, mas memorável.

Uma coisa é certa: não é hoje que saberemos como será o Dakar 2019.

Sem comentários: