sábado, 19 de maio de 2018

Formula E: Abt foi o vencedor em Berlim

Daniel Abt fez a corrida perfeita para a Audi e conseguiu ser o melhor, dando uma dobradinha para a marca alemã. Lucas di Grassi foi o segundo enquanto Jean-Eric Vergne foi terceiro, alargando mais a sua liderança no campeonato, quando faltam três corridas para o final da temporada. Quanto a António Félix da Costa, foi discreto, acabando na 15ª posição. 

Depois de Daniel Abt ter feito a pole-position com o seu Audi, esperava-se que pilotos como Jean-Eric Vergne poderia aproveitar o terceiro lugar da grelha para tentar se distanciar de pilotos como Sem Bird e Felix Rosenqvist. Já António Félix da Costa iria partir do 17º a partir da grelha.

Na partida, tudo corre bem na frente do pelotão... excepto Felix Rosenqvist, que exagerou na travagem e despistou-se, caindo para o fundo do pelotão. Já Vergne perdeu uma posição na grelha para Jerome D'Ambrosio. O francês depois recuperou o lugar na segunda volta. Lucas Di Grassi depois passou o belga na volta três, e assim ficou com o quarto posto.

Nas voltas seguintes, enquanto Abt "ia embora" em relação a Turvey, mostrando que o carro estava mais à vontade neste pista, havia batalhas para o meio do pelotão, mas sem incidentes de maior. Na volta 13, Lucas di Grassi passava Oliver Turvey para ser segundo, dando nesse momento dobradinha para a Audi.

Até à altura da troca de carros, não houve nada de especial, excepto na ultrapassagem de Vergne a Buemi, na volta 21. Uma ultrapassagem musculada, mas legal. A mudança aconteceu na volta 22, começando com pilotos como Oliver Turvey, Jerome D'Ambrosio, José Maria Lopez e Nick Heidfeld. O resto do pelotão parou na volta seguinte, com Abt a manter a sua posição na frente de Di Grassi. Turvey era terceiro, com Buemi a ficar na frente de Vergne.

A partir dali, os dois pilotos da Audi mantinham as posições, enquanto que na volta 31, Oliver Turvey passou Jerome D'Ambrosio, para ser quinto. E na volta 34, Buemi passou o inglês para depois acabou por ser passado por Vergne!

A parte final ficou assim, mas atrás, reinou a confusão, com toques, especialmente entre Nelson Piquet Jr. e Felix Rosenqvist, que lutavam pelo último lugar pontuável. Continuaram mas perderam muitos lugares. 

Na geral, Vergne tem agora 162 pontos, contra os 122 de Sam Bird, que foi apenas sétimo na prova. Rosenqvist é terceiro, com 86 pontos, mas tem agora Sebastien Buemi e os Audi de Daniel Abt e Lucas di Grassi próximo deles.

A próxima prova acontecerá dentro de três semanas, a 10 de junho - pela primeira vez na Formula E num domingo - em Zurique, na Suíça.

Sem comentários: