domingo, 5 de setembro de 2021

Formula 1 2021 - Ronda 14, Zandvoort (Corrida)


Toda a gente queria uma corrida a sério depois da "falsa partida" do GP belga, na semana passada. E ainda por cima, a próxima prova era "ao lado", nos Países Baixos, a nação do momento no automobilismo por causa de Max Verstappen. E ainda por cima, este poderia ser "o ano" para eles, onde poderiam ver um dos seus ser campeão, e ser o raro piloto, cuja família, o pai é pior que o filho. Zandvoort, o velho clássico que não aparecia na Formula 1 desde 1985, estava de regresso, e as expectativas eram bem altas.  

A atmosfera era... laranja. O entusiasmo era contagiante, afinal de contas, o homem do leme era um dos seus. A musica do momento bombava nos ouvidos, e à medida que os minutos se aproximavam, a ansiedade aumentava. E o barulho também. Que estava lá, dizia que eram mais barulhentos que os mexicanos e os brasileiros.

Antes da corrida, duas novidades: Sergio Perez e Nicholas Latifi decidiram começar a corrida nas boxes, o mexicano até saía com duros. 


A partida foi normal, Verstappen largou bem, ficando na frente, e ninguém bateu na curva Tarzan. No final da primeira volta, já tinha quase um segundo de diferença sobre Lewis Hamilton, enquanto ateás, Fernando Alonso tinha conseguido passar dois carros... e Antonio Giovinazzi perdia três posições. Duas voltas depois, o neerlandês já tinha... dois segundos sobre o britânico. Ele queria mesmo ganhar em casa!

Mas com o passar das voltas, já se via que iria ser uma procissão. A estreiteza da pista já suspeitava que isto poderia acontecer, mas agora era a aplicação prática desses receios. Na volta 21, Hamilton parou nas boxes para trocar os seus moles pelos médios, perdendo 3,6 segundos e voltando à pista, mostrando que iria fazer duas paragens. Verstappen reagiu, fazendo também uma paragem, mas gastando apenas 2,5 segundos. Tudo isso depois da volta 22.

Nas voltas seguintes, Hamilton tentou aproximar-se de Verstappen, já que Bottas ainda estava na frente para ver se conseguia aguentar o piloto da Red Bull o mais que podia, mas na volta 29, Verstappen estava a menos de um segundo de Bottas, tentando passá-lo e ir embora dali, e quando conseguiu, na volta seguinte... prejudicou Hamilton! Pois, Mercedes, é a vida. O finlandês viu tudo aquilo como um sinal para ir às boxes, e lá foi. 

Mas na volta 40, uma surpresa: Hamilton ia para as boxes para fazer a sua segunda paragem! Colocou médios novos, e foi para a pista, enquanto Verstappen reagiu na volta seguinte, indo também às boxes... e colocar duros? Mas colocou e regressou à pista ainda na frente.   

E as coisas, até ao fim, não tiveram grande história. A não ser em relação a Sergio Perez, que andou a passar gente volta após volta para chegar aos pontos, e quando quis passar Lando Norris na curva Tarzan, os toques lembraram lutas de tempos idos, só que aqui, não houve consequências que a chegada do mexicano à nona posição, e quase na última volta, Fernando Alonso conseguiu passar Carlos Sainz Jr, para ser sexto classificado no seu Alpha Tauri.


Mas no lugar mais alto, lá estava Super Max, vencendo em casa. Os resultados foram melhores que a corrida em si, mas a vitória foi incontestada. E agora, a luta pelo título estava mesmo ao rubro. 

Sem comentários: