quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Os sarilhos no reino da Techeetah


A Techeetah tem sido uma das equipas dominadoras na Formula E, vencendo três títulos de pilotos e dois de construtores desde 2018 com pilotos como Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa, numa aliança com a construtora DS, uma subsidiária da Citroen que foi feita para construir carros elétricos. Contudo, agora que acabou a temporada de 2021, surgiram noticias de que os parceiros chineses estão em sarilhos, com dívidas acumuladas e uma tentativa falhada de venda.  

A Techeetah pertence à SECA - China Media Capital, e esta está numa situação económica complicada, porque os sócios chineses querem vender, mas falharam a venda este verão a um empresário canadiano. E a revista Auto Hebdo, que dá esta noticia, afirma que, num extremo, a equipa poderia não correr em 2022 para se concentrar num novo investidor para poderem correr em 2023, com o Gen3. 

E a DS? Bom, ela afirma que esses problemas são deles e cabe a eles resolverem, porque são apenas um fornecedor. E é isso que Thomas Chevaucher, o Director da DS Performance, disse à publicação francesa.

"Esse problema não diz respeito diretamente à DS Automobiles, mas é claro que temos um sujet, eu diria até um desafio, em torno do financiamento da equipa. O nosso parceiro, a Techeetah, tem que resolver isso", começou por dizer. "Não nos cabe substituí-los financeiramente, mas queremos ajudá-los a encontrar novos parceiros, novos patrocinadores e porque não investidores. Não estamos num contexto em que a disciplina seja evitada. Muitas empresas estão a querer entrar. Tudo ainda é possível", continuou.

E quanto aos pilotos, Vergne e Felix da Costa?

"Independentemente dos contratos que nos vinculam a eles, através da Techeetah, todos têm o desejo primário que continuem juntos. O meu único objetivo, a curto prazo, é ajudar nosso parceiro a encontrar soluções, adiar os contadores a zero e lutar novamente pelo título. Certamente, temos um problema que precisa ser resolvido. Mas não temos nada a esconder e precisamos nos concentrar no desempenho, pois a situação está longe de ser desesperada", concluiu.

Sem comentários: