domingo, 7 de setembro de 2008

Ultima Hora: Hamilton penalizado, Massa é o vencedor

Desde o final da corrida que se sabia que os comissários belgas andavam a investigar um incidente entre Lewis Hamilton e Kimi Raikonnen na Chicane Bus Stop, em que aparentemente, numa tentativa de ultrapassagem do inglês ao finlandês, cortou a chicane para evitar uma colisão.


Há pouco mais de uma hora, os comissários decidiram penalizar Hamilton em 25 segundos, caindo para o terceiro posto, Com isso, a vitória é lhe retirada e Felipe Massa é declarado vencedor. Não sei se isto é justo ou não, nem sei se isto foi feito com base num protesto da Ferrari (aparentemente sim, como afirma o Capelli), mas pelo que vi nas imagens e as fotografias assim o comprovam, no momento em que o inglês faz o "corta-mato", ganha posição, mas logo a seguir deixa pasar Raikonnen, e só tenta de novo mais adiante, na aproximação ao gancho La Source.


Provavelmente, os comissários tem a sua razão, mas acho que eles andaram muito implacáveis, este fim de semana. Pensava que era por causa das barbaridades que vi na GP2, mas afinal, o mal é geral. E Hamilton não foi o unico: Timo Glock também foi penalizado em 25 segundos, e assim perdeu o seu ponto a favor de Mark Webber.


A polémica está lançada. Não sei se isto é para levar a Ferrari "ao colo", mas acredito é mais na ideia de que querem emoção até Interlagos, que assim vendem mais bilhetes e cobram mais aos apaixonados que vão aos circuitos (o termo mais certo é chulice, mas pronto...) Mas depois disto, continuo a apostar as minhas fichas em Lewis Hamilton, para o título mundial, independentemente das vitórias na secretaria...


Já agora, o video das três voltas finais está aqui. Corram depressa para o ver, antes que os idiotas da FOM o tirem do ar. Se o conseguirem ver, tirem as vossas conclusões...


Actualização: A McLaren decidiu recorrer da decisão para o Tribunal de Apelo. Até prova em contrário, esta classificação fica suspensa. Não acredito muito que isto haja alterações, mas foi o que disse atrás: isto não termina aqui!

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Paulo, você, como diplomado em jornalismo que é, deveria fazer o serviço noticioso completo:
1 - a punição de perda de 25" ao Hamilton é referente ao stop and go por ter atravessado e chicane e ter levado vantagem na ultrapassagem final. A imagem da televisão mostra que ele devolveu a liderança mas ficou em posição vantajosa para refazer a ultrapassagem logo em seguida;
2 - para conhecimento, os bilhetes para Interlagos estão esgotados desde março, portanto nenhum dos stakeholders oficiais teria vantagem financeira em manipular o campeonato como você insinua, apenas o mercado informal.

[]'s!

Mai disse...

Yo creo que Hamilton se merece la sanción porque aunque deja que le pase Kimi se mantiene en su rebufo para pasarle en la siguiente curva. McLaren va a recurrir la decisión de los comisarios así que tenemos polémica para rato.

Fábio Andrade disse...

Sim, sim, caro Paulo. Chegaremos ao Brasil (a não ser que aconteça algo muito inesperado) com a disputa a pleno vapor. E se no outro post eu apostava no Hamilton, agora já aposto em ninguém. A diferença é mínima e perfeitamente alcançável para Massa.


O fim de ano promete!

Speeder76 disse...

Romário: Tu tens razão naquilo que dizes. Na altura em que fiz aquilo, não sabia que tinha devolvido "meia posição". Aliás, o video não é esclarecedor, e a imagem só mostra parte da coisa...

Quanto aos bilhetes, como sabes é só uma parte da engrenagem. E as audiências televisivas? A Globo está a babar-se de prazer neste momento, ou não? Enfim, a polémica está lançada, pois como sabes, a McLaren vai apelar...


Mai: depois de ver as imagens, acho a sanção justa. Mas fico comp ena, pois achei que aquela batalha foi inutil...

Fabio: só espero, e desejo que não acabe mal. Para Suzuka 89, já bastou um!

Marcos Antonio disse...

A disputa foi emocionante e o merecedor de vencer essa corrida pra mi foi o Raikkonen.Uma vitória meio chata,mas as regras foram seguidas,e Hamilton estava realmente uma posição vantajosa depois de ceder a posição pro Kimi.O bom é qu eo campeonato fica aberto,e a Globo deve ir a loucura essa semana,nos noticiarios então!