sábado, 16 de maio de 2009

GP Memória - Mónaco 1999

Quinze dias depois de San Marino, máquinas e pilotos chegam para correr nas ruas sinuosas de Monte Carlo para a corrida mais clássica e glamourosa do ano. Em Imola, Michael Schumacher tinha ganho a sua primeira corrida do ano, e estava na disposição de ganhar mais, para demonstrar a sua candidatura ao título perante o último campeão, Mika Hakkinen. O finlandês, por seu turno, queria demonstrar que o seu erro de Imola não foi mais do que um azar e que uma vitória nas ruas do Principado voltaria por as coisas no seu lugar.


Sem novidades de maior no pelotão, os treinos demonstraram a sua emoção nos últimos minutos. Schumacher liderou a tabela de tempos nessa altura, e tudo indicava que ele iria partir do primeiro lugar no dia seguinte. Mas praticamente no último minuto, Hakkinen faz uma volta excepcional, e arrebata a pole-position ao alemão da Ferrari, por apenas 0.064 segundos (1.20,547 do finlandês contra 1.20,611 do alemão) A segunda fila era exactamente igual: David Coulthard era melhor do que Eddie Irvine, e na terceira fila, Rubens Barrichello, no seu Stewart (que comemorava o seu centésimo Grande Prémio da sua carreira), conseguia bater o Jordan de Heinz-Harald Frentzen, e na quarta fila, o italiano Jarno Trulli dava à Prost a sua melhor posição do ano, ficando á frente do BAR de Jacques Villeneuve. A fechar o “top ten” estavam os Benetton de Alexander Wurz e Giancarlo Fisichella.


A corrida foi decidida no momento da largada: Michael Schumacher arrancou bem e passou Mika Hakkinen na primeira curva, após a Ste. Devote. Mais leve do que o finlandês, apostou numa só paragem, cedo, para suplantar os McLaren, que iriam parar por duas vezes. Por causa disso, nas primeiras voltas, começou a ter uma vantagem de meio segundo em cada volta. Assim sendo, as coisas na corrida foram aborrecidas, pois Schumacher liderou em todas as voltas da corrida monegasca. Mais atrás, Mika Hakkinen tentava acompanhar Schumacher, a mas a partir da volta 18 começa a ter problemas de estabilidade no seu carro, principalmente com uma frente demasiado dura e demasiado instável.


Mais atrás, Irvine, que também tinha batido David Coulthard na largada, também afastava-se de do escocês, apesar de usar duas paragens na corrida. Quando Hakkinen se despistou na descida do Mirabeau, na volta 39, o irlandês aproveitou e passou o finlandês para a segunda posição, praticamente terminando a disputa a favor dos carros do Cavalino Rampante.


No final, Schumacher e Irvine comemoravam a dobradinha da Ferrari, algo inédito nesse ano. O piloto alemão conseguia a sua terceira vitória na carreira nas ruas monegascas, e era aqui que o piloto alemão conseguia a sua 16º vitória ao serviço da Scuderia, batendo o “record” de Niki Lauda. Mas Schumacher não iria ficar por aí…


Depois dos Ferrari e do McLaren de Hakkinen, nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Jordan de Heinz-Harald Frentzen e os Benetton de Alexander Wurz e Giancarlo Fisichella.



Fontes:

Santos, Francisco – “Formula 1 1999/2000”, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1999


http://en.wikipedia.org/wiki/1999_Monaco_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr634.html

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