Quinze dias depois do acidente de silverstone, e com Michael Schumacher a recuperar da sua fractura na perna, a Ferrari tinha de achar um substituto para o resto da temporada, e concentrar-se em Eddie Irvine, para que ele tentasse alcançar aquilo que a Ferrari procurava há quase vinte anos: o título mundial de pilotos. Sem Schumacher, presumia-se que seria o piloto de testes, Luca Badoer, o natural substituto. Mas com ele na Minardi, a Scuderia decidiu ir buscar outro piloto. O escolhido foi o finlandês Mika Salo, que já tinha andado no inicio da temporada pela BAR, para substituir o brasileiro Ricardo Zonta, também magoado num acidente em Interlagos.
Irvine seria o piloto escolhido para desafiar Mika Hakkinen, que estava a tentar revalidar o título de pilotos para a McLaren, e tinha David Coulthard para o proteger da concorrência. Mas com o facto de Irvine ter sido prejudicado em algumas corridas no inicio da temporada, isso significaria que chegar ao título era agora uma tarefa mais difícil.
Na qualificação, a primeira fila era, sem grandes surpresas, da McLaren. Mika Hakkinen era melhor do que David Coulthard, enquanto que na segunda fila, Eddie Irvine tinha a seu lado o Jordan de Heinz-Harald Frentzen. Na terceira fila estavam os Stewarts de Rubens Barrichello e Johnny Herbert, com o segundo Ferrari de Mika Salo e o Williams de Ralf Schumacher na quarta fila. A fechar o "top ten" estavam o BAR de Jacques Villeneuve e o Benetton de Alexander Wurz, que corria "em casa".
A partida corre bem para os McLaren na primeira curva. Mas na segunda, a Remus Kurwe, acontece algo raro: Coulthard coloca fora de pista... Mika Hakkinen. Esse desentendimento faz com que o escocês fique na liderança, mas em termos de campeonato, Irvine saia a lucrar. Um pouco atrás, mais confusão: Salo bate em Herbert, e ambos são obrigados a irem para as boxes, ficando no final do pelotão.
Com isso, Coulthard fica na frente de Barrichello e Irvine. As coisas andam mais ou menos assim até aos primeiros reabastecimentos, enquanto que Hakkinen faz uma prova de recuperação. Na volta 39, Coulthard vai reabastecer, mas tem problemas e sai atrás de Irvine. A corrida estava decidida, e o irlandês ia a caminho da sua segunda vitória do ano. Atrás destes dois estava Barrichello e um cada vez mais rápido Mika Hakkinen.
Na volta 50, o finlandês alcança finalmente o terceiro lugar, e é esse a ordem final do pódio. Poucas voltas depois, o motor de Barrichello explode, perdendo três pontos quase garantidos. Frentzen herda a situação, seguido de Wurz e o Sauber de Pedro Paulo Diniz. Essa seria a ordem final da corrida.
No final do fim de semana austriaco, a diferença entre Irvine e Hakkinen tinha agora ficado reduzido a apenas dois pontos, e apesar de faltar muitas corridas até ao final da temporada, as coisas estavam mesmo ao rubro. e dali a uma semana, no circuito alemão de Hockenheim, poderia haver novidades na liderança...
Fontes:
Santos, Francisco: Formula 1 1999/2000, Ed. Talento, Lisboa, 1999
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