segunda-feira, 20 de julho de 2009

GP Memória - Grã-Bretanha 1974

Quinze dias depois de Dijon, a Formula 1 chegava a paragens britânicas, desta vez para correr em Brands Hatch. Normalmente a prova britânica servia para que se inscrevessem mais alguns pilotos no pelotão, e nesse ano não foi excepção: 34 carros foram inscritos, numa grelha que apenas admitia 25 pilotos para ailnhar na corrida de Domingo.

A grande novidade acontecera na Brabham. Rikky Von Opel decidira abandonar a competição e o lugar ficou vago. Bernie Ecclestone procurou um substituito e encontrou-o no brasileiro José Carlos Pace, que tinha saido da Surtees e tinha tentado qualificar-se na corrida francesa com um Brabham da Hexagon Racing. Para o seu lugar, foi contratada... uma mulher. A italiana Lella Lombardi tinha fito carreira na Formula 3 e na Formula 5000, e tinha encontrado uma chance para se estrear na categoria máxima da competição. Era a primeira vez desde 1959 que uma mulher estava na lista de inscritos.


Outro que se estreava na lista de inscritos era a equipa Lyncar. Este era o projecto pessoal de John Nicolson, um engenheiro neozelandês da McLaren, que tinha construido algo semelhante para a Formula Atlantic britânica, com grande sucesso, diga-se de passagem. Piloto amador, pediu a Maurice Gomm para que construisse um chassis, o 006, para a Formula 1. Tinha-o testado em algumas provas extra-campeonato, com resultados mistos e este era o seu primeiro teste a sério.


Mas a Lyncar não foi a unca equipa a estrear-se nesta prova. Havia também a Maki, o projecto pessoal do japonês Kenji Mimura, que pretendia ser o primeiro japonês a contstruir o seu próprio carro e chassis desde a aventura da Honda, dez anos antes. Mimura pediu a Masaro Ono que projectasse o Maki F-101, com motor Cosworth, e contratou o neozelandês Howden Ganley para que guiasse o carro na corrida britânica.



Na Hill-Lola, Guy Edwards estava ausente da corrida depois de ter fracturado o pulso num acidente de Formula 5000 em Mallory Park. Assim sendo, Graham Hill pediu a Peter Gethin para que o substituisse nesta prova de Brands Hatch. Na Surtees, John Surtees tinha encontrado um substituito para Pace, contratando o seu compatriota Derek Bell, que correria ao lado do jovem alemão Jochen Mass. Entretanto, a Iso-Marlboro voltara a chamar Tom Belso para o segundo carro da equipa, substituindo o francês Jean-Pierre Jabouille.


Havia mais algumas inscrições privadas nesta corrida. Mike Wilds usava o March que tinha sido de James Hunt, no ano anterior, e David Purley, o homem que no ano anterior tinha tentado salvar o seu compatriota e amigo Roger Williamson em Zandvort, iria correr no carro da Token, no seu regresso à Formula 1.



Nos treinos, o melhor foi Niki Lauda, que conseguia para a Ferrari a sua terceira pole-position consecutiva. A seu lado estava o Lotus de Ronnie Peterson, que só estava aí porque... tinha feito o mesmo tempo alguns minutos mais tarde. A segunda fila tinha Jody Scheckter, no Tyrrell, que tinha a seu lado o Brabham de Carlos Reutmann. Na terceira fila estava o Shadow de Tom Pryce e o Hesketh de James Hunt, e a quarta fila tinha o segundo Ferrari de Clay Regazzoni, acompanhado por Emerson Fittipaldi, no seu McLaren-Cosworth. A fechar os dez primeiros estava o March de Hans-Joachim Stuck e o segundo Tyrrell de Patrick Depailler.


Como seria de esperar, nove carros ficaram de fora da corrida do dia a seguir. O Token de Purley, o Maki de Ganley, o Brabham de Lombardi, o Iso-Marlboro de Belso, o Ensign do australiano Vern Schuppan, o Lyncar de Nicolson, o March de Mike Wilds e o Surtees do finlandês Leo Kinnunen, todos eles iriam ver a corrida das boxes.

Na partida, Lauda levou a melhor, seguido por Scheckter e Regazzoni, que conseguiram superar Peterson. Reutmann, Fittipaldi, Pryce e Stuck seguiam os lideres. Enquanto isso, James Hunt largou mal e na segunda volta, quando tentava recuperar os lugares perdidos, despistou-se e quebrou a suspensão, abandonando na hora.


A ordem seguiu inalterada durante quase meia corrida, até que Reutmann comete um excesso e faz um pião, atrasando-se para os da frente. Na volta seguinte, Stuck tem um acidente e parte dos detritos vão para a pista. Quando Peterson e Regazzoni passam por cima deles, sofrem furos lentos e tem de ir ás boxes. Com isto, o maior beneficiário é Emerson Fittipaldi, que sobe à terceira posição. As coisas premaneceram assim até perto do fim, quando o lider Lauda... sofre um furo lento.


O austriaco tenta resistir até ao fim, esperando que o pneu não se desfaça antes da bandeira de xadrez, mas vê Scheckter aproximar-se rapidamente. Com o avançar das voltas, o pneu fica pior e isso afecta o desempenho do carr0. Assim sendo, os responsáveis da Ferrari chamam Lauda à boxe, abdicando assim da vitória. Scheckter herda a liderança e é coroado vencedor, seguido de Fittipaldi e o Lotus de Jacky Ickx. Lauda regressa à pista e termina na quinta posição, atrás de Regazzoni. O último piloto na zona dos pontos foi o Brabham de Carlos Reutmann.


Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/1974_British_Grand_Prix

http://www.grandprix.com/gpe/rr245.html

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