sábado, 11 de setembro de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 14, Itália (Qualificação)

Depois da FIA os ter livrado de uma desclassificação e de uma multa mais pesada, a segunda boa noticia da semana aconteceu há pouco quando Fernando Alonso, o "Principe das Asturias" conseguiu quebrar a hegemonia da Red Bull e conseguiu a "pole-position" para o Grande Prémio de Itália. E para completar essa quebra da hegemonia, o segundo classificado foi Jenson Button, que ficou à frente do segundo Ferrari de Felipe Massa, o terceiro. Depois veio Mark Webber, Lewis Hamilton, no segundo McLaren e Sebastian Vettel, no segundo Red Bull.

Em suma, trocaram-se as posições nesta hierarquia de 2010: de Red Bull, McLaren e Ferrari, agora as pontas trocaram-se. Será da velocidade da mitica pista italiana? Talvez... mas isto não foi mais do que o espelho daquilo que foi a qualificação, pois a Red Bull pouco interferiu no topo da tabela de tempos, que nos deixou a ideia que a velha hierarquia pode estar temporariamente de volta.

Mais atrás, nesta Q3, estiveram os restantes quatro sortudos que conseguiram entrar aqui. E amis uma vez foram os Williams-Cosworth de Nico Hulkenberg, que começa a superar com mais frequência o brasileiro Rubens Barrichello. Hulkenberg foi oitavo, Rubinho o décimo, mas os dois foram superados pelo Mercedes de Nico Rosberg, o sétimo. Isso significa que desgta vez, o "velho" Michael Schumacher viu esta parte do treino nas boxes, pois não conseguiu mais do que o 12º tempo.

Já agora, o último integrante da Q3 foi Robert Kubica, que com o seu Renault tem levado constantemente para a Q3 com resultados interessantes, cada vez mais num ano em que a Renault está nos seus minimos... mas com intenções de voltar. Algo que não conseguiu a Force India. Adrian Sutil esteve perto, mas foi 11º, enquanto que Vitantonio Liuzzi teve problemas e ficou de fora na Q1, com o 20º tempo.

Isto significou que os Lotus subiram um pouco mais, mas não deu para superar o Q1 em velocidade pura. O carro de Jarno Trulli, o melhor da dupla, ficou a 1,4 segundos do Sauber de Pedro de la Rosa, demonstrando que não irão desenvolver este carro nesta temporada, com tudo concentrado no projecto de 2011. A mesma coisa deve pensar a Virgin, que viu Timo Glock penalizado por trocar de diferencial na sua caixa de velocidades, logo, perdendo cinco posições. Assim, Lucas di Grassi foi o melhor.

Amanhã será dia de corrida. Tudo indica que este pode ser dominada pelas Ferrari. Irão ganhar - se ganharem - de acordo com as regras ou irão encenar tudo? Cartas para a redação.

1 comentário:

Rianov disse...

Um comentário off: Caro Speeder, decifre a charada aí!
http://f1nostalgia.blogspot.com/2010/09/decifrem.html

Abração