terça-feira, 7 de setembro de 2010

GP Memória - Itália 1975

Após a corrida austriaca, muito se tinha passado naquelas duas semanas antes da Formula 1 ir correr a Monza, casa da Ferrari. Houve um evento extra-campeonato, o GP da Suiça, e soube-se do cancelamento do GP do Canadá, que iria acontecer em Mosport, devido a dificuldades financeiras que a organização passava. Assim, feitas as contas, a Niki Lauda somente lhe bastava meio ponto para ser sagrado campeão do mundo pela primeira vez na sua carreira.

Mas quando o pelotão chegou ao mitico circuito italiano, havia algumas novidades. Sem a Penske presente, devido à morte do seu piloto Mark Donohue, a Williams fazia a sua politica de alugar um carro a pilotos locais. Nesta corrida, um dos seus carros foi alugado ao local Renzo Zorzi, que fazia aqui a sua estreia na categoria máxima do automobilismo. Na Lotus, Jim Crawford voltava ao segundo carro da equipa, enquanto que a BRM estava de volta, após duas corridas de ausência, com Bob Evans de novo ao volante. Na Copersucar-Fittipaldi, com Wilsinho lesionado numa mão, o italiano Arturo Merzário corria no seu lugar.

Na qualificação, a Ferrari ficou com o monopólio da primeira fila, com Niki Lauda a ser melhor do que Clay Regazzoni. Na segunda fila estavam o McLaren de Emerson Fittipaldi e o Tyrrell de Jody Scheckter, enquanto que na terceira estavam o segundo McLaren de Jochen Mass e o Hill de Tony Brise. Carlos Reutemann era o sétimo na grelha, tendo a seu lado o Hesketh de James Hunt. Na quinta linha estavam o March de Vittorio Brambilla, o vencedor do atribulado GP da Austria, tendo a seu lado o segundo Brabham de José Carlos Pace.

Dos 28 pilotos inscritos, apenas 26 é que se qulificaram. O Maki de Tony Trimmer e o Ensign do holandês Roelof Wunderink não conseguiram um tempo suficientemente bom para alinhar na prova.

Antes da corrida, uma enorme tempestade caiu sobre o circuito italiano, levantando temores sobre as condições de pista na hora da largada, mas nessa altura, o piso tinha secado rapidamente. Quando largaram. Regazzoni foi melhor do que Lauda e ficou no comando. Na volta seguinte, Scheckter, que tinha chegado ao terceiro posto, causa confusão na chicane, causando toques no meio do pelotão. Os Hill de Brise e Rolf Stommelen, bem como o Parnelli de Mario Andretti desistem vitimas dos toques, Brambilla fica sem embraiagem e Ronnie Peterson rebenta o motor do seu Lotus.

Mas tudo isso não incomoda dos pilotos da Ferrari, que continuavam impávidos e serenos na sua liderança, para delirio dos "tiffosi". Atrás deles estavam Fittipaldi e Reutemann, enquanto que Hunt, o Tyrrell de Patrick Depailler e o Shadow de Tom Pryce perseguiam os sul-americanos. Contudo, pouco depois, Depailler despista-se a atrasa-se na classificação, permitindo a Hunt respirar melhor. Por esta altura, Fittipaldi tinha passado Reutemann e ia em perseguição de Lauda, dando o seu melhor a tentando apanhá-lo de uma difierença que já estava em dez segundos.

O brasileiro conseguiu reduzir a diferença até ficar na sua traseira e o ultrapassar, a dez voltas do fim. Contudo, isso era insificiente, pois Lauda já era mais do que campeão. E foi assim que os carros cruzaram a meta, com Regazzoni vencedor, cinco anos depois da sua primeira vitória, e Lauda a completar o pódio, mas como campeão do mundo, onze anos depois de John Surtees. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Brabham de Reutemann, o Hesketh de Hunt e o Shadow de Pryce.

Fontes:

http://www.grandprix.com/gpe/rr263.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1975_Italian_Grand_Prix

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