quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Confirmado: a Formula 1 correrá em Nova Iorque em 2013

O aviso já tinha sido feito nas seamanas e meses anteriores, mas hoje confimrou-se: numa cerimónia que decorreu no inicio da noite no local onde serão construidas o paddock e as boxes do circuito, o Governador de Nova Jersia, Chris Christie, anunciou que a Formula 1 correrá na zona de Nova Iorque a partir de 2013. "Estou feliz por poder anunciar que a partir de junho de 2013, por três dias, a Formula 1 irá correr numa pista de 3.2 milhas aqui, em Port Imperial", começou por dizer o governante.

"Podemos esperar multidões estimados em mais de cem mil pessoas, pessoas vindas de todas as partes do mundo que virão a Nova Jersia nesta pista unica. Quero assegurar à Formula 1 que esta foi uma das mais sensatas decisões que tomaram ao virem para a Nova Jersia", concluiu.

A corrida, que se denominará "GP da America", acontecerá num circuito desenhado à volta de Weekhaven e Palisades Park, num circuito de 5150 metros, com algumas curvas em 90 graus, como é típico dos circuitos urbanos. Em principio, esta corrida será realizada uma semana depois do GP do Canadá, em Montreal, e representa o regresso da Formula 1 aos circuitos urganos, 22 anos depois da sua última experiência, na cidade de Phoenix, no Arizona. E com a cidade de Nova Iorque como pano de fundo, é o concretizar de um velho sonho por parte de Bernie Ecclestone.

"Estava a querer realizar isto há muitos anos. Iremos ver o 'skyline' de Manhattan na televisão", disse Ecclestone numa comunicação online, ele que está a caminho da India para assistir ao primeiro Grande Prémio de sempre no subcontinente.

A Formula 1 correu em muitos circuitos de rua ao longo dos anos 70 e 80, uma velhissima ambição de Bernie Ecclestone de colocar a Formula 1 na América e de conquistar o público que via a CART e a NASCAR, entre outras provas. Primeiro, entre 1976 e 83 nas ruas de Long Beach, no "Mónaco do Pacífico" e depois, entre 1982 e 88 em Detroit, uma vez no Fair Park de Dallas, em 1984 e entre 1989 e 91 nas ruas de Phoenix, a capital do Arizona. Essa obsessão americana de Ecclestone pelos Estados Unidos fez com que entre 1976 e 1984, a Formula 1 fosse sempre duas vezes por ano e na temporada de 1982 a Formula chegou ao extremo de ter... três corridas: Long Beach, Detroit e Las Vegas.

Sem comentários: