domingo, 23 de outubro de 2011

WRC 2011 - Rali da Catalunha (Final)

Sebastien Löeb soube resistir aos ataques de Jari-Matti Latvala e venceu esta tarde o Rali da Catalunha, a penultima prova do ano. E quando ao finlandês, incapaz de apanhar Löeb, foi forçado a ceder o seu segundo lugar a favor do seu companheiro Mikko Hirvonen, para que este pudesse ter hipóteses de título para a prova final do campeonato, no País de Gales. Agora, oito pontos separam Löeb e Hirvonen.

O dia correu sem que Latvala conseguisse alcançar Löeb, apesar de ter imprimido um ritmo forte, do qual o piloto francês da Citroen soube resistir. Tanto que no final da manhã, a vantagem de Löeb sobre os Ford era suficientemente grande para que Malcom Wilson, patrão da Ford, ordenasse a Jari-Matti Latvala para que cedesse o seu segundo lugar a favor de Mikko Hirvonen. "Vou trocar de posição e dar o segundo lugar ao Mikko, pois isso vai dar-lhe melhores chances no Rali da Grã-Bretanha. Mesmo não sendo uma situação agradável, tenho de a aceitar, pois é a mais lógico em termos de equipa.", referiu Latvala antes da Power Stage.

Quanto aos Mini, continuam muitos fortes no asfalto. Apesar de não terem subido ao pódio desta vez, Chris Meeke e Dani Sordo foram respectivamente quarto e quinto classificados e foram os dois primeiros classificados no Power Stage, com o britânico Meeke a bater o catalão Sordo, e demonstrando que este Mini John Cooper Works, quando estiver mais evoluido, será uma máquina temível no asfalto.

O norueguês Mads Ostberg foi o sexto, tendo atrás dele o russo Evgueny Novikov, que depois de trocar o seu Ford Fiesta WRC pelo Citroen DS3, e de se ter conseguido domar a sua rapidez inata - para alívio do seu navegador, o veterano Denis Giraudet - viu essas mudanças compensadas com um sétimo lugar final. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Henning Solberg, noutro Stobart-Ford, o holandês Dennis Kuipers e o finlandês Juho Hanninen, com o seu Skoda Fabia S2000, que com este resultado se sagrou o novo campeão do mundo do SWRC.

Já quanto a Armindo Araújo, o dia correu mal quando não passou da primeira classificativa de hoje, abandonando o rali vítima de despiste O Mini JCW WRC da dupla lusa caiu numa vala, numa zona sem espectadores, que o impediu de regressar à estrada, logo, teve de abandonar um rali pela segunda vez consecutiva, depois do sucedido em França.

"Não era este o desfecho que esperávamos e não posso estar satisfeito com esta desistência. Cometi um erro na travagem para uma curva e o MINI saiu de traseira para uma vala e não foi possível voltar à estrada pelos próprios meios. Infelizmente não haviam espetadores por perto e não tivemos hipótese de ser ajudados", começou por dizer, visivelmente desalentado.

"Entrámos para o último dia com o objetivo de conseguirmos subir lugares e estávamos muito confiantes. Esta saída de estrada acabou por ser um grande revés mas eu assumo a total responsabilidade pelo sucedido. Pela segunda vez consecutiva não conseguimos terminar um rali e estamos desapontados com isso. O MINI no asfalto está notoriamente mais rápido e nesta fase teríamos de tentar tirar partido disso. Não capitalizamos isso em termos de resultados mas, este ano, isso não é o mais importante. Falta ainda disputar um rali e vamos já começar a preparar a última prova do ano para tentarmos acabar a época da melhor forma", concluiu.

O campeonato WRC terminará no próximo mês com a realização do Rali de Gales.

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