(...) "James Hunt e Niki Lauda estavam a lutar pelo título e encontravam-se separados por apenas três pontos entre eles. Se alguém tivesse perdido o fio à meada deste campeonato a meio do ano, ficaria espantado por saber como é que Lauda, no seu Ferrari, perdera toda a vantagem que tinha então, que quase todos perguntariam quando em vez de se iria renovar o título. O piloto austríaco, apesar de recuperado do seu acidente no Nurburgring, tinha de se defender de um Hunt que vinha no seu melhor estado de forma, vencendo três das últimas quatro corridas do campeonato e querendo alcançar o título, desse onde desse.
E para isso, Hunt tinha de vencer, porque caso não conseguisse, teria de esperar que Lauda desistisse ou acabasse no quarto posto, na pior das hipóteses. Já o austríaco tinha apenas de vencer ou acabar no pódio para alcançar o bicampeonato. E mesmo que acabasse fora do pódio, bastava que Hunt não vencesse. (...)
(...) "Se a qualificação correu sem chuva, o dia da corrida amanheceu com frio, chuva e nevoeiro. O Outono nipónico já tinha chegado em força e os pilotos estavam receosos com o temporal que se fazia naquela altura. Assim sendo, começaram a movimentar-se para que os organizadores adiassem ou cancelassem a corrida. Os debates foram imensos e intensos, e a corrida foi adiada por mais de 45 minutos, para ver se a chuva amainava e o nevoeiro se levantava. Mas pouco depois, os organizadores decidiram que a corrida iria arrancar, deixando alguns pilotos insatisfeitos com a decisão. E isso iria ter consequências no Mundial de pilotos." (...)
Por fim, o campeonato do mundo de 1976 chegava à sua conclusão numa paragem totalmente nova: o Japão. O duelo entre Niki Lauda e James Hunt, que prendeu a atenção dos amantes do automobilismo ao longo daquele ano, com passagem pelos incidentes de Nurburgring, onde Lauda esteve às portas da morte e consequente recuperação, que durou uns impressionantes 40 dias, iria ser finalmente resolvido.
Contudo, o palco da final mostrou-se ser demasiado húmido e demasiado molhado para muitos pilotos, que queriam cancelar a corrida. Os organizadores decidiram o contrário, e após 45 minutos de adiamento, este arrancou, com a pista ainda molhada, e com alguns pilotos a decidirem abandonar voluntáriamente, um deles Niki Lauda. Pouco depois, quando lhe perguntaram a razão porque tomou tal decisão, respondeu: "A minha vida vale mais do que um título".
O resto da história pode ser lido hoje no Portal F1.
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