sábado, 11 de abril de 2015

CNR: José Pedro Fontes venceu o Rali Cidade de Guimarães

José Pedro Fontes foi o grande vencedor do Rali Cidade de Guimarães, segunda prova do campeonato nacional de ralis. O piloto do Citroen DS3 R5 conseguiu uma vantagem de  segundos sobre o segundo classificado, João Barros, no seu Ford Fiesta R5. Ricardo Moura, o campeão nacional e vencedor no rali de abertura da temporada, o Serras de Fafe, ficou com o lugar mais baixo do pódio desta vez.

Depois de João Barros ter garantido a vitória na especial de abertura do rali, disputado no centro da cidade, máquinas e pilotos tinham pela frente um dia inteiro de classificativas à volta da região, todas em asfalto. E o primeiro a abrir as hostilidades foi José Pedro Fontes, que com o seu Citroen DS3 R5, partiu ao ataque e venceu as duas primeiras especiais da manhã, conseguindo abrir uma vantagem de 7,7 segundos para João Barros, que era o segundo classificado. Ricardo Moura conseguia acompanhar os dois com alguma dificuldade, pois tinha já um atraso de 15,5 segundos para o piloto da Citroen, fazendo com que isto começasse a ser um duelo a dois, pois o quarto classificado, Pedro Meireles, já tinha um atraso de 24 segundos, ao volante do seu Skoda Fabia S2000.

Por esta altura, já havia a primeira desistência de relevo, com o abandono de um dos Porsches, o de Carlos Vieira, que nem chegou a sair de Guimarães a contas com problemas na sua caixa de velocidades. 

No final da manhã, a diferença de Fontes para Barros já era de 19,9 segundos, mas a distância para a restante concorrência era arrasadora: Ricardo Moura perdia 43 segundos para ele, e Pedro Meireles já tinha um atraso de quase um minuto. 59 segundos, para ser mais exato. Carlos Martins, o sexto, tinha um atraso de um minuto e 30 segundos, a bordo de outro Skoda Fabia S2000, ambos a acusarem o desgaste das suas máquinas.

Com um avanço demolidor - tinha ganho todos os troços até então - José Pedro Fontes decidiu descontrair e controlar o avanço para João Barros. E foi altura do piloto do Fiesta brilhar, com vitórias na nona e décima especial, numa altura em que a vantagem tinha sido alargada para quase 30 segundos. Mas Fontes controlava as coisas e nunca permitiu que ele se aproximasse muito. Atrás, Ricardo Moura mantinha a terceira posição, com uma desvantagem a superar em mais de um minuto, mas também a uma boa distância de Pedro Meireles, que se tentava aproximar do lugar mais baixo do pódio.

Mas no final da 12ª e última classificativa, Fontes era o vencedor, com uma diferença de 23,7 segundos sobre Barros, dando à Citroen a sua primeira vitória em mais de dez anos, desde que Armindo Araujo venceu com o seu Citroen Saxo Kit Car. Ricardo Moura ficou no lugar mais baixo do pódio, com uma desvantagem de um minuto e 17 segundos, enquanto que Pedro Meireles (que correu em "casa"), ficou a dois minutos e 15 segundos com o seu Skoda Fabia S2000. Carlos Martins foi o quinto, com dois minutos e 51 segundos de desvantagem, enquanto que Adruzilo Lopes foi o sexto, e o melhor da categoria de Produção.

Na fase em que estamos, sem um conhecimento pleno do carro, aquilo que fazemos é tentar andar o melhor possível! Estamos ainda em período de aprendizagem, mas conscientes de que o trabalho que desenvolvemos na preparação deste rali tinha sido positivo. Findos os testes, era para nós certo que tínhamos condições para vir a Guimarães discutir a vitória no rali,” começou por afirmar o piloto da Citroen.

Na segunda fase da prova, na tarde de hoje, com a vantagem que tínhamos conseguido, percebemos que, mesmo querendo vencer troços e, assim, somar mais pontos para o Campeonato, podíamos assumir uma postura de expetativa em relação aos nossos rivais, e, desta forma, correr menos riscos. Este foi um resultado excelente! Para nós, vencer o segundo rali que disputámos com o DS 3 é algo de absolutamente notável. Por outro lado, também me agrada a forma consistente como alcançámos os nossos objetivos, que estão, naturalmente, renovados para o rali que temos pela frente já dentro de duas semanas, em Castelo Branco”, concluiu o vencedor.

O Campeonato nacional de ralis não para, pois vai acontecer o Rali de Castelo Branco, no fim de semana de 24 e 25 de abril.

Sem comentários: