segunda-feira, 25 de abril de 2016

A imagem do dia

Felipe Massa faz hoje 35 anos de idade. Parecendo que não, já é um dos veteranos da Formula 1, pois está a fazer a sua 15ª temporada na categoria máxima do automobilismo. Piloto da Sauber, Ferrari e agora da Williams, prometeu e teve desilusões. Quase venceu e sofreu um grade desgosto, andou nos limites e esteve à beira da morte.

Sei que muitos esperavam que ele fosse um digno sucessor dos brasileiros campeões, como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, mas alguns apontam mais para Rubens Barrichello, outro veterano com 21 anos de carreira, sem alcançar títulos. Houve exemplos disso, especialmente no famoso episódio do GP da Alemanha de 2010, em que cedeu perante Fernando Alonso às exigências da sua equipa, a Ferrari. E parecia que na Scuderia, passa a ideia de que os pilotos brasileiros são bons para secundar e não para liderar.

Talvez não tenha estofo de campeão, mas colocá-lo como perdedor é redutor, para não falar num insulto. Após este tempo todo, quem já dizia que iria ter uma despedida melancólica da Formula 1 na Williams, está a ver que não é bem assim. Em muitos pontos, está a par, batendo frequentemente Valtteri Bottas, oito anos mais novo do que ele e que muitos dizem que tem material de campeão. O problema é que Bottas não consegue "esmagar" o veterano nestas três temporadas em que tem corrido juntos, o que até poderá prejudicar a sua ascensão na carreira.

Poderemos dizer que Massa tem uma carreira digna e mereceu estar na Formula 1 neste tempo todo, ganhando o respeito dos entendidos na questão.

Falta a Massa voltar a ganhar nesta sua nova vida na Wiliams. Aliás, essa vitória até poderia ser uma vingança contra aquele que diziam que ele estava acabado depois do seu acidente no GP da Hungria de 2009, com a mola que o atingiu no seu capacete, não acabando a sua carreira por muito pouco. Já não dá para voltar a ser campeão do mundo, mas seria um final de carreira digno para ele. 

Até lá, desejemos-lhe um feliz aniversário e que goze bem este dia. Parabéns, Felipe!

Sem comentários: