domingo, 24 de abril de 2016

CNR: João Barros vence em Castelo Branco

João Barros foi o grande triunfador esta tarde do Rali de Castelo Branco, depois de um aceso duelo com José Pedro Fontes, que ficou decidido num pião prejudicial a este. O piloto do Ford Fiesta R5 triunfou com 6,3 segundos de vantagem sobre o piloto da Citroen, num rali eletrizante. Miguel Campos, num Skoda Fabia R5, foi o terceiro classificado, a 31 segundos do vencedor.

Depois de José Pedro Fontes ter feito um arranque de sonho ao vencer as duas primeiras classificativas do rali e assegurar um avanço de dez segundos sobre João Barros e 14,3 sobre Miguel Campos, o dia de hoje tinha muitos motivos de interesse por causa das duplas passagens por São Domingos, Fonte Longa e Alvito.

As hostilidades começaram na primeira passagem por São Domingos. com Barros a vencer Fontes e encurtando a distância para 8,5 segundos. Miguel Campos era o segundo melhor na classificativa, relegando Fontes para o terceiro posto. Pedro Meireles era o quarto, mesmo tendo alguns problemas de motor no seu Skoda Fabia R5, com Carlos Vieira a ser o quinto nesta especial.

Na classificativa seguinte, a primeira passagem por Fonte Longa, Fontes reagiu e venceu, aumentando em 1,3 segundos a sua distância para Campos, enquanto que Miguel Campos voltava a ser terceiro, mas perdia tempo para os dois, alargando-se os 16,1 segundos a diferença para a liderança. Fontes voltaria a ganhar no terceiro troço do dia, e a diferença entre os dois alargaria-se para os 11, 1 segundos, enquanto que Campos continuava a ser o terceiro, mas a diferença para a liderança tinha-se alargado para os 24 segundos.

"O carro continua a esgotar as mudanças”, explicou José Pedro Fontes à entrada do reagrupamento. Apesar de tudo, estava confiante para os troços da tarde.

Atrás, Pedro Meireles, apesar de ter problemas no seu motor, aguentava o quarto posto e observava o andamento de Carlos Vieira, enquanto que Diogo Salvi era o sexto, depois de beneficiar com o abandono de Carlos Martins, vitima de problemas de direção no seu Skoda Fabia R5. Miguel Barbosa, ainda a adptar-se ao mundo novo dos ralis, era o sétimo, a mais de dois minutos e 46 de Fontes.

O espanhol Francisco Cima era o oitavo e o melhor nas duas rodas motrizes, com Diogo Gago bem atrás, a 20 segundos de distância, e Ricardo Teodósio continuava a recuperar posições, fechando o "top ten". Já Fernando Peres, penalizado por causa de problemas de motor, partiu esta manhã do 21º posto da geral e já recuperou cinco posições.

Pela tarde, era a vez da segunda passagem pelas classificativas anteriores, e foi aqui que se deu o momento decisivo. Na segunda passagem por São Domingos, José Pedro Fontes deu um toque e fez um pião, perdendo cerca de vinte segundos e a liderança do rali para João Barros. Miguel Campos beneficiou também dos azares de Fontes, mas não o suficiente para o desalojar do segundo lugar.

Fontes tentou recuperar tempo, e conseguiu reduzir a diferença para cinco segundos, mas na última especial do dia, Barros foi o vencedor, tirando um segundo ao tempo de Fontes e coloca o resultado final em 6,3 segundos a favor do piloto da Ford. Miguel Campos ficou com o lugar mais baixo do pódio.

Pedro Meireles, mesmo não tendo o carro no seu melhor, minimizou os prejuízos e foi o quarto, a um minuto e meio, 17,4 segundos à frente de Carlos Vieira, o quinto classificado da geral, no seu Citroen DS3 R5. Miguel Barbosa acabou no sexto posto, beneficiando dos problemas sofridos por Diogo Salvi, enquanto que Francisco Cima venceu o duelo das duas rodas motrizes com Diogo Gago, sendo oitavo e nono classificados, respectivamente, e outro espanhol Surhen Penya, fechou o "top ten".

O próximo rali do campeonato será o Rali dos Açores, entre os dias 2 e 4 de junho. Mas antes, alguns dos pilotos poderão andar no Rali de Portugal, entre os dias 22 e 24 de maio.

Sem comentários: