terça-feira, 26 de abril de 2016

"Fair play" automobilistico

Manifestações de "fair play" são raras, ainda por cima quando vivemos numa era de fanatismos, onde se mata por ter a "camisola" errada. Bem têm razão quando os adeptos de rugby dizem aquela velha frase: "O rugby é um desporto de brutos praticado por cavalheiros, enquanto que o futebol é um desporto de cavalheiros praticado por brutos..."

O automobilismo não é o desporto-rei, mas por estes dias tem-se visto manifestações de desportivismo, com adversários a elogiarem-se mutuamente pelas suas prestações. E hoje, calharam na mesma modalidade, o rali.

Nas nossas bandas, tivemos o Rali de Castelo Branco, e os pilotos que estiveram na luta pela vitória, João Barros e José Pedro Fontes, elogiaram-se um ao outro pelas suas performances. Fontes, o piloto derrotado, deixou uma mensagem de apreço no Facebook do seu adversário:

Parabéns João, temos tido grandes lutas e sempre a desfrutar da paixão que temos, conseguimos criar uma amizade! Se há alguém que merece esta vitória és tu, por todo o investimento e paixão que pões no nosso desporto! Precisamos de ti no CNR!”, escreveu.

Ao mesmo tempo, lá fora, Sebastien Ogier teve um elogio semelhante ao vencedor do Rali da Argentina, o neozelandês Hayden Paddon, afirmando que o piloto da Hyundai mereceu o triunfo pela competitividade que demonstrou no rali. “Tenho de dizer que sou um piloto competitivo e não gosto de ser segundo, mas é muito mais fácil aceitar ser batido desta forma. A diferença foi feita pelo trabalho ao volante. Eles estiveram bem e merecem o triunfo”, comentou francês, bicampeão mundial do WRC.

Só lhes ficam bem. E o automobilismo só tem a ganhar.

Sem comentários: