domingo, 24 de abril de 2016

WTCC: Bennani e Lopez triunfam na Hungria

O marroquino Mehdi Bennani e o argentino José Maria Lopez foram os grandes triunfadores esta tarde nas duas corridas do WTCC no Hungaroring. Em duas corridas marcadas pela chuva, a Citroen levou a melhor, enquanto que Tiago Monteiro, o líder anterior do campeonato antes de chegar à jornada húngara, teve sortes diferentes, ficando fora dos pontos na primeira corrida e sendo quarto na segunda, conseguindo mais doze pontos para o campeonato.  

O tempo já ameaçava chover quando os pilotos se preparavam para a primeira corrida. Com isso, muitos apostaram em colocar pneus "slicks" antes de prova, acabando prejudicados, e isso incluiu os dois pilotos na frente da classificação geral, "Pechito" Lopez e Tiago Monteiro. Em contraste, Gabriele Tarquini aproveitou a volta de aquecimento para colocar pneus de chuva no seu Lada e compensou. Quem também foi às boxes na volta de aquecimento foi Norbert Mischelisz, mas a razão fora diferente: o seu turbo tinha-se quebrado e acabou por não sair mais dali.

Mehdi Bennani também tinha colocado pneus de chuva e foi compensado, com uma liderança praticamente assegurada no inicio, enquanto que atrás, o Lada de Nicky Catsburg e o Citroen de Tom Chilton entraram em duelo pelo segundo posto, ao longo da corrida, com tudo a ser decidido na última volta, a favor do inglês. O sueco Frederik Ekblom foi o quarto e o melhor dos Volvos, na frente de Tarquini, que fez uma excelente corrida de recuperação e foi o quinto. 

Quanto aos pilotos da frente que decidiram manter os pneus secos, todos ficaram com uma volta de atraso. Robert Huff foi o melhor deles todos, mas apenas o 11º, na frente de Tiago Monteiro. José Maria Lopez, o "poleman", foi o 14º. 

A segunda corrida continuou com chuva, e as condições estavam a degradar-se lentamente. Depois de uma partida algo confusa, com Gregoire Demoustier a bater no final da reta, e Hugo Valente a colocar Norbert Mischelisz fora da pista, José Maria Lopez era o líder, com o Safety Car a ser chamado na terceira volta, para tirar o Citroen do piloto belga.

Quando o SC saiu de pista, Lopez começou a ser pressionado por Muller e os Honda de Robert Huff e Tiago Monteiro, numa altura em que as condições de aderência pioravam. Tarquini abandona na sexta volta, depois de um toque em Thed Bjork, ao mesmo tempo em que Muller falha a travagem e deixa escapar José Maria Lopez. Mas isso durou pouco tempo e o francês chegou-se à traseira do argentino.

Contudo, Muller não só não passava como Robert Huff já estava na traseira dos dois Citroen. Na volta 10, o inglês passou o francês e foi buscar o argentino. Contudo, na volta 12, os comissários de pista classificaram a ultrapassagem de Huff como "fora da lei" e ele teve de passar pela via das boxes, fazendo com que Tiago Monteiro subisse ao terceiro posto.

Contudo, por esta altura, ele era pressionado pelo Volvo de Thed Bjork. O sueco pressionava-o, e houve alturas em que ele esteve lado a lado, mas o português defendia-se. Atrás, Mischelisz subia até ao sexto posto, depois de ter passado Tom Chilton.

No final, o argentino voltava a vencer, dando uma dobradinha à marca francesa, com Muller a ser o segundo. Tiago Monteiro conseguia o quarto pódio da temporada em seis corridas, com Bjork no quarto lugar, e Mischelisz ia a caminho do quinto posto quando a suspensão traseira se quebrou. Mesmo assim, acabou nos pontos, na décima posição. Huff conseguiu subir até ao sexto posto, na frente de Bennani, o primeiro vencedor do fim de semana.

Na classificação geral, Lopez era o líder com 104 pontos, contra os 96 do piloto português. O WTCC volta à ação a 8 de maio, nas ruas de Marrakesh, em Marrocos.

Sem comentários: