domingo, 24 de abril de 2016

WRC 2016: Rali da Argentina (Final)

Hayden Paddon resistiu até onde pode aos ataques de Sebastien Ogier no Rali da Argentina e conseguiu vencer o seu primeiro rali WRC da sua carreira, e entrar na história como o primeiro neozelandês a conseguir isso. Paddon deu à Hyundai a sua segunda vitória desde o regresso da marca coreana ao WRC e posicionou-se para ser o principal adversário dos Volkswagen na luta pelo campeonato.

Com três especiais de classificação até ao final, e com Jari-Matti Latvala de fora da luta pela vitória, restava saber se Hayden Paddon iria resistir aos ataques de Sebastien Ogier à liderança, já que a diferença entre ambos não era grande. 

As coisas começaram bem para o francês, que conseguiu recuperar segundos atrás de segundos ao neozelandês, apesar de, por exemplo, Ott Tanak ter vencido na 16ª especial, a primeira passagem por El Condor. Paddon foi apenas quinto, com Ogier no segundo posto. Depois, Ogier passou ao ataque, na segunda passagem por Mina Clavero - Giulio Cesare, onde conseguiu reduzir a diferença para... 2,6 segundos! Ogier tinha ganho a especial, com 13, 6 segundos de diferença para o segundl classificado, Dani Sordo, enquanto que Paddon era o terceiro, perdendo 19,8 segundos na especial de 22,6 quilómetros.

Reduzido a quase mínimo para a Power Stage, a segunda passagem pelo mitico El Condor. Ali, os 16,32 quilómetros da especial iria decidir tudo neste rali, e Paddon conseguiu sacudir a pressão para ir a caminho da vitória na especial, e claro, no rali. No final, conseguiu uma vantagem de 11,2 segundos sobre Dani Sordo e 11,7 sobre Sebastien Ogier, para vencer o rali da Argentina, acabando com uma vantagem de 14,3 segundos sobre o piloto francês.

No final, Paddon era um piloto extremamente feliz com o que tinha alcançado: "Eu quase não posso acreditar! Eu dei absolutamente tudo nesta fase. Agradeço enormemente  a todos! Especialmente as pessoas que me seguem em casa, na Nova Zelândia, venho me preparando para isto nas últimas três semanas", afirmou. 

Já Ogier estava mais conformado: "Foi muito difícil, não consegui dar o máximo. Qualquer que seja o resultado, tem sido uma grande semana para nós e ótimo andar aqui", comentou.

Na geral, Anders Mikkelsen ficou com o lugar mais baixo do pódio, com um minuto e cinco segundos sobre o vencedor, e mais doze segundos sobre Dani Sordo, o quarto classificado. Mads Ostberg foi o quinto, mas já a quatro minutos e 56 segundos do vencedor, e na frente de Thierry Neuville, o sexto classificado. O local Marcos Ligato foi o sétimo, na frente do francês Eric Camili, de Henning Solberg e do melhor WRC2, o do peruano Nicolas Fuchs.

No campeonato, Ogier lidera com 96 pontos, contra os 57 de Paddon e os 52 de Mads Ostberg. A próxima prova do campeonato acontecerá entre os dias 20 e 22 de maio, com o Rali de Portugal.

Sem comentários: