segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Noticias: Agag diz que a Formula 1 precisa da sua autorização para ir elétrico

Num altura em que a Formula 1 está a rever os regulamentos no sentido de apresentar um novo tipo na temporada de 2021, Ross Brawn lançou no ar a ideia de que poderá pensar na electrificação da competição num prazo mínimo de dez anos, caso a electrificação nas estradas ser algo imparável.Apesar de não ver a Fórmula E como uma rival direta, diz que estaria aberta à ideia de um carro de Formula 1 totalmente elétrico, caso se proporcionasse corridas de boa qualidade e um espetáculo digno do auge do automobilismo.

"Acho que temos que respeitar o que a Fórmula E está fazendo e o que está alcançando", disse ele em uma entrevista no podcast F1 Fan Voice, apanhado pelo site ESPN. "Mas se você olhar para a magnitude dos dois, eles não são realmente comparáveis; a quantidade de fãs que temos e o apelo da Fórmula 1, a Fórmula E ainda é muito pequena a esse respeito."

"Eu acho que a Fórmula 1 irá evoluir na direção que tem o equilíbrio certo entre esporte, relevância e engajamento com os torcedores. Se dentro de cinco anos ou dez anos houver uma necessidade, desejo ou desejo de ter um tipo diferente de unidade de potência na Fórmula Um, então vamos fazê-lo Não há nada que nos impeça de ter carros elétricos de Fórmula 1 no futuro."

Como é sabido, a única série totalmente elétrica no momento aprovada pela FIA é a Fórmula E, que vai entrar na sua quinta temporada com um carro de Gen2. O nível de desempenho desde novo carro ainda será inferior em relação a um Fórmula 1, mas os novos carros darão um passo significativo nessa direção, pois terão o dobro da capacidade de armazenamento de energia do carro Gen1, que usado nas últimas quatro temporadas e que tinha uma potência de 250kW.

Apesar das aberturas nesse sentido, Alejandro Agag, o  CEO e fundador da Formula E, já veio a público dizer que tal ideia não seria possível no prazo dado por Brawn devido ao acordo existente entre o seu campeonato e a FIA, onde ele detêm o exclusivo da competição por 25 anos, até 2039.

"Ross [Brawn] disse que a Fórmula 1 poderia ser elétrica em 10 anos - e basicamente, eles não podem", começou por dizer Agag à Autosport britânica. "A Fórmula E tem uma licença exclusiva com a FIA por 25 temporadas, e nós fizemos apenas quatro. Então a Fórmula 1 só poderia ser elétrica em 2039, caso não renovarmos nosso acordo com a FIA, mas não vejo razão para não renovarmos por mais tempo.", continuou.

"Temos exclusividade até pelo menos [o ano de] 2039 - então não há Formula 1 elétrica até lá pelo menos. Se eles querem falar comigo, é claro que é uma questão diferente - estou sempre aberto para conversar com as pessoas. Mas sem falar comigo não há como eles fazerem qualquer coisa totalmente elétrica", concluiu.

Quando perguntado se ele interpretou os comentários de Brawn como Formula 1 sendo ameaçado por Formula E, Agag respondeu: 

"Eu não acho que eles deveriam ser [ameaçados]. Eu não sei se eles fazem, eles podem fazer, mas isso provavelmente está errado. Eu acho que somos muito diferentes e somos totalmente compatíveis. Não há competição alguma, eles são [dois] séries completamente compatíveis. Eu tenho uma grande admiração por Ross Brawn, mas neste caso ele simplesmente errou as contas", concluiu.

Sem comentários: