Com três equipas a mudar de nome - Jordan virava Midland, Minardi virava Toro Rosso e a Sauber tinha uma parceria maior com a BMW - ainda tínhamos a chegada em cena da Super Aguri, que tinha motores Honda e os pneus da Bridgestone, pilotos japoneses como Takuma Sato e Yuji Ide... e um chassis de 2002, modificado para estar de acordo com os regulamentos daquele ano.
E claro, havia pilotos novatos, como Nico Rosberg na Williams, Scott Speed na Toro Rosso e Christijan Albers na Midland. E todos esperavam que a Ferrari pudesse enfim responder a uma Renault que tinha dominado a temporada anterior e dado a Fernando Alonso o seu primeiro título mundial.
Aqui estreava-se um novo sistema de qualificação, em três partes, onde os seis piores tempos eram excluidos de cada uma dessas partes, até ficarem os dez melhores para disputar a pole-position. em suma, o sistema que conhecemos hoje em dia. E logo na primeira parte, a grande surpresa foi Kimi Raikkonen não ter marcado qualquer tempo e ficado de fora do resto da qualificação. Mas a razão tinha sido forçada: a suspensão traseira direita tinha se rompido durante a sua volta qualificativa, ele bateu contra o muro de pneus e a sessão fora interrompida com uma bandeira vermelha.
Em contraste, Michael Schumacher começava bem a temporada com a pole-position, tendo a seu lado o seu companheiro de equipa, Felipe Massa. Jenson Button era o terceiro, no seu Honda, na frente do Renault de Fernando Alonso. Juan Pablo Montoya era quinto, na frente de do segundo Honda de Rubens Barrichello. Mark Webber, no Williams, e Christian Klien, no Red Bull, ocupavam a quarta fila, e a fechar o "top ten" estavam o segundo Renault de Giancarlo Fisichella e o BMW Sauber de Nick Heidfeld.
Massa tentava acompanhar os da frente, mas as coisas pioraram quando ele foi às boxes e perdeu tempo no reabastecimento, caindo ainda mais no pelotão, enquanto na frente, Schumacher vigiava Alonso e esperava continuar na frente no segundo reabastecimento. Mas quando o alemão parou, o espanhol ficou um pouco mais, tentando ir mais velozmente e ver se ganhava segundos na saída. Depois de uma paragem veloz, Alonso volta à pista com Schumacher lado a lado, e conseguiu levar a melhor. Mas claro, o alemão não desistiu e foi em busca dele, procurando o erro. Apesar das pressões, o espanhol foi forte e aguentou a liderança até à bandeira de xadrez.
Na parte final, Nico Rosberg ainda teve tempo de fazer uma ultrapassagem impressionante a Christian Klien para ser sétimo e fazer a volta mais rápida, tornando-se o mais jovem de sempre até então a alcançar esse feito, e claro, conseguindo os seus primeiros pontos. E Raikkonen conseguiu subir fortemente no pelotão até chegar ao terceiro posto e fazer companhia a Alonso e Schumacher no pódio.
A Formula 1 começava bem a temporada de 2006, mas não tinha tempo a perder: dali a uma semana iriam correr em Sepang, na Malásia.
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