domingo, 19 de outubro de 2025

Formula 1 2025 - Ronda 19, Austin (Corrida)


Chegamos a aquela parte do calendário onde, abandonada a Europa, vamos para o continente americano antes de mergulhamos na noite árabe, em nome de um horário mais... decente (excepto em Las Vegas). Com a Formula 1 a fazer a sua terceira visita nas Américas, desta vez, numa paragem mais prolongada, porque depois estarão no México e no Brasil.

Faltam, à partida, cinco corridas para o final da temporada, e já foi dado um título, o de construtores, para a McLaren, com o dobro de pontos para o segundo classificado, a Ferrari e a Mercedes. Mas no pilotos... de repente, começou a haver incerteza. Sim, as coisas começaram antes, quando Max ganhou em Monza, mas pensava-se que seria algo pontual, com os McLarens a conseguirem controlar o prejuízo e a decidirem onde é que um dos seus pilotos iria ser campeão. Mas desde então, começaram a ficar nervosos, e o que aconteceu na "Sprint Race" de ontem foi apenas a face mais visivel... embora tenha tido a ajuda de Nico Hulkenberg, no seu Sauber. 

Agora, Max, com os oito pontos que conseguiu ontem, tem uma desvantagem de 55 pontos para a liderança. E os arautos da desgraça começam a gritar que está tudo perdido para a McLaren... tudo isto no dia em que a Liberty anunciou que Austin ficará no calendário até 2034. 

Com bom tempo e calor, a meio de outubro, eles andavam preocupados com o vento, e até que ponto poderia prejudicar a corrida. Os pilotos e as equipas tinham decidido que iriam parar apenas uma volta, e boa parte deles decidiram começar com médios. As excepções eram Charles Leclerc e Gabriel Bortoleto. que tinham metido moles, e Alex Albon e Esteban Ocon, que partiam com duros.

Na partida, Max partiu muito bem, tão bem que conseguiu um avanço de 1,6 segundos no final da primeira volta. Norris perdeu o segundo posto para Leclerc, que tinha calçado moles para o inicio da corrida, enquanto Piastri era sexto, no final dessa primeira volta, entre Hamilton e Russell. Albon e Bortoleto tocaram-se, e o tailandês da Williams caia para o fundo do pelotão. 


Nas voltas seguintes, Norris começava a ficar na traseira de Leclerc, tentando recuperar o segundo posto, agora que também começava a ser assediado pelo outro Ferrari de Lewis Hamilton, quarto. Piastri estava ainda longe do britânico da Ferrari. Todos estavam concentrados aí, numa altura em que Max começava a afastar-se deste grupo, na liderança: ao fim de seis voltas, já tinha um avanço de três segundos.

A primeira desistência da corrida foi na sétima volta, com Carlos Sainz Jr. a parar, aparentemente, depois de uma colisão com o carro de Kimi Antonelli. Com o Williams parado numa escapatória, o Safety Car Virtual fora acionado. Kimi voltou à pista, no final do pelotão, desconhecendo-se dos seus estragos. Duas voltas depois, a corrida recomeçou, com Max continuando na frente de Leclerc e Norris. 


Na volta 15, Norris começou a ficar perto de Leclerc para tentar novamente apanhar o piloto da Ferrari e ficar com o segundo posto, mas o monegasco conseguiu defender-se. As coisas continuaram assim até à volta 21, quando Norris passou, por fim, o piloto da Ferrari. Mas nessa altura, Max já tinha uma vantagem superior a onze segundos. Ele já tinha a corrida controlada. Pouco depois, na volta 23, Leclerc foi às boxes e regressou à pista em nono. 

Mais algumas voltas e foi a altura de trocarem de pneus, pelo menos os da frente, de médios para moles, e com isso, Leclerc voltou para o segundo posto, e voltou a ser assediado por Norris. A partir da volta 36, o piloto da McLaren ficou na traseira do da Ferrari, e a menos de um segundo entre segundo e terceiro, novo duelo tinha começado. 

Contudo, com o passar das voltas, os pneus modes deram o ar da sua graça, ou seja, começaram a degredar-se mais rapidamente que os médios, e assim, parecia que Leclerc começou a ficar mais tranquilo na sua segunda posição. No final da volta 46, a diferença entre ambos tinha ficado de menos de um segundo para 2,3 segundos. Parecia que, nesse campo, já havia uma decisão. 

Na frente, tranquilo, Max tinha tudo sob controle, só tinha de levar o carro até à meta. 

A parte final da corrida ficou marcado pelo ataque de Norris ao segundo lugar de Leclerc, e na volta 51, Norris atacou e conseguiu ficar no segundo lugar. Mas claro, o grande beneficiário da corrida foi Max, que com isso, ganhou mais 15 pontos para Piastri porque ele só conseguiu o quinto lugar. 


Max tinha dito antes desta corrida que pensava ter 50 por cento de chances de alcançar o seu quinto título seguido. Depois de Austin, se a McLaren não reagir, pode ser que Max esteja a caminho de uma das maiores recuperações da história do automobilismo. 

Sem comentários: