segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O fim de um mito?

Li sobre isto pela primeira vez na passada sexta-feira no blog do Mike Vlcek, o Formula UK. O Top Gear é provavelmente o programa de automóveis mais popular do mundo, e um dos segredos do sucesso é dar um ar de mistério às coisas. E um desses mistérios é a identidade do seu "tamed driver", que só conhecemos pelo nome de "The Stig". Pois bem, parece que vai publicar uma autobiografia. Não o Stig, mas o piloto que faz boa parte dos testes. E esse senhor pode ser Ben Collins.

Aparentemente, o Stig está um pouco insatisfeito pelo facto de ganhar pouco em relação ao programa, em comparação com os restantes apresentadores: Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond. E a autobiografia serviria para aumentar essas receitas, ou então para conseguir uma maior fatia dessas receitas que o programa está a ter. A BBC já sabe disso e quer impedir que a autobiografia seja publicada.

Já agora, quem é Ben Collins?

Actualmente com 35 anos, é um piloto que já correu na Formula 3 britânica, tendo conseguido um segundo lugar na Marlboro Masters de 2000, em Zandvoort, batido pelo francês Jonathan Cochet. Tem passagens pela GT britânica e até participou em corridas da NASCAR europeia. Costuma testar para a marca de automóveis Ascari e faz testes para a RaceCar Magazine, e já fez de duplo no último filme de James Bond, "quantum of Solace". Para além disso, Ben Collins tem uma firma que fornece a logistica para o programa Top Gear. E já fez muitas participações para o programa como ele próprio.

E é aí que os jornais dizem que ele é suspeito. De acordo com o "Sunday Times", indica que desde 2003, ano em que o Stig de fato branco apareceu pela primeira vez no Top Gear, que a empresa de Collins começou a fazer "serviços à BBC, e em particular ao programa Top Gear," que poderiam "oferecer prospetos de uma mais-valia financeira a longo prazo".

Um porta-voz da BBC já respondeu que "não é nenhuma surpresa que a empresa de Collins tenha trabalhado com o Top Gear já que ele apareceu no programa como ele mesmo em várias ocasiões." Adiantou ainda que Ben Collins "já forneceu abertamente os seus serviços e pilotos" e que "não irá ser revelado quem ou o que é o Stig."

Hmmm... isto vai ter cenas dos próximos capitulos. Espero que não, pois estragaria o espirito do programa, mas...

Sem comentários: