sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 13, Belgica (Treinos)

Depois de um Agosto em férias, a Formula 1 voltou para a sua fase decisiva num circuito que tanto tem de tradicional como de mítico: Spa-Francochamps. E com ela vem outra lenda, a chuva. Nestas duas sessões de sexta-feira, o melhor foi Fernando Alonso, que conseguiu ser melhor, por exemplo, que Adrian Sutil, o piloto da Force India.

Mas se a primeira série correu em grande medida debaixo de chuva, a segunda sessão começou com chuva e terminou em seco, onde os tempos acabaram por ser parecidos com os de uma sessão totalmente em seco. E assim, no meio das saídas de pista, como a de Timo Glock, que danificou bastante o seu carro, Fernando Alonso conseguiu um tempo de 1.49,032 segundos, batendo por meros 0.125 segundos o Force India de Adrian Sutil. Lewis Hamilton foi o terceiro, no seu McLaren, a 0.216 segundos.

Robert Kubica aproveitou a sessão para dar nas vistas, acabando no quarto posto, a 0.250 segundos, à frente de Felipe Massa e Sebastien Vettel, o melhor dos Red Bull, a 0,657 segundos. Quem está a aproveitar o tempo molhado para brilhar são os Sauber de Pedro de la Rosa e de Kamui Kobayashi, que foram respectivamente oitavo e décimo classificados. Entre eles ficou o "aniversariante" Rubens Barrichello, o nono, mas não sem apanhar um susto durante a sessão de treinos, com uma ligeira saída de pista.

Quanto às novatas, o Lotus de Heiki Kovalainen conseguiu ser o mais rápido, marcando o 19º tempo, logo atrás de Mark Webber, a mais de quatro segundos do melhor, seguido do seu companheiro, Jarno Trulli. O Virgin de Lucas di Grassi veio logo a seguir, à frente do Hispania de Bruno Senna.

A segunda sessão de treinos livres ainda teve uma situação insólita: a organização da corrida descobriu espectadores em lugar perigoso, a esta decidiu interromper a sessão durante onze minutos com o intuito de os poder retirar desses lugares. E amanhã tem a qualificação, que se espera acontecer em tempo chuvoso...

Amanhã é dia de qualificação, e espera-se que o tempo esteja tão chuvoso como hoje...

Sem comentários: