sexta-feira, 27 de agosto de 2010

GP2, Spa-Francochamps: Herck na pole, Parente larga de 16º

Numa qualificação marcada pela chuva e pelas várias interrupções devido às várias saídas de pista, o romeno Michael Herck, da DPR, foi o surpreendente "poleman" da corrida belga, num circuito onde Alvaro Parente, no seu regresso à GP2 pela Coloni, será o 16º da grelha, à frente dos carros da Ocean Racing.

Foi uma qualificação dificil, pois vários pilotos como Luiz Razia, Vladimir Arabadzhiev e Adrian Zaugg, despistaram-se em incidentes separados, causando a amostragem das bandeiras vermelhas. No final, de forma surpreendente, o romeno Herck bateu o belga Jerome D'Ambrosio e o venezuelano Pastor Maldonado, actual lider do campeonato, para conseguir a sua primeira pole-position da carreira.

Parente, que na sessão de treinos livres tinha sido o terceiro classificado, atrás de Maldonado e do espanhol Dani Clos, esta tarde viu-se prejudicado pelos vários despistes ao longo da sessão, mas ficou imediatamente à frente de Jules Bianchi, da ART. "Foi a qualificação mais estranha em que participei e também muito frustrante. Cada vez que entrava em pista para fazer uma volta lançada alguém saía de pista e eu tinha que abortar a minha tentativa - é frustrante! Para tornar tudo ainda mais difícil, o motor do meu carro estava a funcionar apenas em sete cilindros. Dadas estas circunstâncias, era complicado fazer melhor, mas tínhamos potencial para muito mais, como demonstrámos nos treinos livres", frisou o piloto, vencedor de uma das corridas na temporada passada.

Consciente das dificuldades que o esperam, Parente aposta num bom resultado na prova de amanhã. "Vai ser uma corrida muito complicada, uma vez que vamos arrancar do meio do pelotão e aí estamos sempre sujeitos aos pequenos incidentes próprios das confusões. Mostrámos que podemos ser competitivos no molhado, mas rodar no spray é muito delicado sobretudo num circuito como este que, devido à sua natureza de alta velocidade, a água levantada pelos carros fica muito tempo a pairar. A única coisa que posso garantir é que vou dar o meu melhor e aproveitar todas as oportunidades com que me deparar", garantiu.

Sem comentários: