sábado, 5 de março de 2011

WRC 2011: Rali do México (após PEC 13)

O segundo dia do Rali do México está a ser marcado pelo domínio dos Citroen oficiais, com Sebastien Löeb a afastar-se cada vez mais do seu companheiro Sebastien Ogier, que tinha terminado o dia anterior na liderança... e de ter escapado por um triz da desclassificação, após ter cometido um engano no final da etapa anterior. Os carros da marca francesa estão a imprimir um ritmo alto, incapaz de ser acompanhado pela concorrência. "O Loeb está a pilotar que nem um louco, estou um pouco surpreendido", reagiu Mikko Hirvonen, que está em terceiro lugar, a 1 minuto e 41 segundos do heptacampeão francês.

De fato, a Ford não consegue acompanhar o ritmo dos Citroen. Se Hirvonen está no terceiro lugar, de modo confortável, já o seu companheiro Jari-Matti Latvala tem mais dificuldades. Já teve um furo logo na primeira classificativa da manhã e tem dificuldades na sua caixa de velocidades, especialmente por não conseguir meter a segunda velocidade, fazendo-o perder o ritmo em relação aos da frente.

Contudo, o dia de hoje está a ser marcado pela recuperação de Petter Solberg, que depois de ter perdido mais de sete minutos devido a um problema elétrico, está a vencer classificativas atrás de classificativas (venceu as numero 12 e 13), tentando recuperar algum do tempo perdido. Depois de no inicio do dia ter começado na 13ª posição, é agora sexto, lutando com o seu irmão Henning por uma boa classificação. Atrás deles está o qatari Nasser Al Attyah, que aproveitou a desistência do estónio Ott Tanak para liderar confortavelmente a classe S2000.

O abandono de Tanak foi mais um dos vários que ocorreram esta manhã. o holandês Denis Kuipers e o britânico Matthew Wilson já pararam de vez, enquanto que o russo Evgueny Novikov, que andava a rolar na quinta posição, teve uma fuga de óleo no seu motor no inicio da 13ª classificativa e ficou parado. Outros que continuam, mas não sem problemas são o argentino Frederico Villagra, que luta contra os seus travões, enquanto que o americano Ken Block teve um furo na classificativa numero treze, perdendo um pouco mais de tempo.

Logo mais continua o Rali do México.

Sem comentários: