sábado, 15 de outubro de 2016

WRC 2016 - Rali da Catalunha (Dia 1)

Dani Sordo é o lider do rali da Catalunha, ao fim do primeiro dia, com um avanço de 17 segundos sobre Sebastien Ogier. O piloto da Hyundai imprimiu um forte ritmo que deu cabo da concorrência, pois pilotos como Kris Meeke, Thierry Neuville ou Jari Matti Latvala já se atrasaram ou desistiram, vitimas de acidentes.

Depois de Ott Tanak ter sido o vencedor na especial de abertura de quanta-feira, o rali começou com a realização de seis especiais, em gravilha e debaixo de chuva. Thierry Neuville abriu o rali vencendo na primeira passagem por Caseres, em gravilha, com uma vantagem de 1,6 segundos sobre Hayden Paddon, e 2,5 sobre Sebastien Ogier. Dani Sordo conseguia o quarto melhor tempo, a 4,2 segundos do seu companheiro de equipa, enquanto que Kris Meeke perdia 40 segundos quando capotou com o seu Citroen. “Foi numa curva de quarta velocidade, estava no meio da curva e o carro mergulhou e capotámos. A chuva tapou os buracos e tornou muito difícil a pilotagem”, disse.

Na primeira passagem por Bot, Jari-Matti Latvala passou ao ataque e venceu a especial, com um segundo de vantagem sobre Ogier, e 1,4 segundos sobre Neuville. O finlandês estava satisfeito no final da especial: “Uma boa classificativa. Não tão escorregadia como a primeira e com uma aderência bem mais consistente. Mais do mesmo no próximo troço seria bom”, disse. 

Dito e feito: Latvala iria repetir o feito em Terra Alta, um misto entre asfalto e gravilha, desta vez a 3,9 segundos de Ogier e a 6,1 de Dani Sordo. Com isto, Latvala passava para o terceiro posto, enquanto que Hayden Paddon perdia 17 segundos e caia para o sexto posto na geral. “O início foi um pouco difícil, com muita água no caminho, mas no asfalto foi fantástico e depois comecei a ter mais aderência. Senti-me muito confortável”, dizia o finlandês à chegada.

Contudo, pela tarde, as coisas iriam alterar-se, e de forma dramática. Na segunda passagem por Caseres, Dani Sordo conseguiu ser o mais veloz, abrindo uma vantagem de 4,1 segundos sobre o holandês Kevin Abbring e 4,5 segundos sobre Mads Ostberg. Em contraste, os pilotos da frente perderam imenso tempo: Ogier ficou a 16.3 segundos e Neuville a 18.1, isto apenas em doze quilómetros e meio. O belga acabaria por se atrasar por causa de um pião, que estragou um pouco o seu carro.. 

Mas Latvala ficou ainda pior, com um toque e respectivo dano na suspensão traseira direita, que o fez abandoar por hoje e regressar apenas em "Rally2". 

Com isso, Sordo subiu à liderança, com uma vantagem de 6,1 segundos sobre Sebastien Ogier. E na especial seguinte, Sordo fez ainda melhor: nova vitória, com 1,2 segundos sobre Ott Tanak, enquanto que Ogier foi apenas o quarto, a 5,7 segundos.

Por fim, Kris Meeke compensou todo o atraso ao vencer na segunda passagem por Terra Alta, ao conseguir um avanço de 1,7 segundos sobre Dani Sordo e 6,9 sobre Sebastien Ogier. 

No final do dia, Sordo liderava o rali, com 17 segundos sobre Ogier, e 35,1 segundos sobre o norueguês Anders Mikkelsen. Thierry Neuville era o quarto, já a 46,2 segundos da liderança, com Hayden Paddon logo a seguir, a 47,5 segundos. Mads Ostberg é o sexto e o melhor dos Ford, a 54,3 segundos, e Kris Meeke é o sétimo - e o melhor dos Citroen - já a mais de um minuto e seis segundos. Craig Breen é o oitavo, a um minuto e 44 segundos, com os Ford de Ott Tanak e Eric Camili a fecharem o "top ten"

O rali da Catalunha prossegue este sábado, com mais oito especiais de classificação.

Sem comentários: