O GP do Canadá sempre foi uma corrida atípica, e era por isso que todos gostavam dela. Agora este ano, que fez o seu regresso, após um ano de ausência, o Circuit Gilles Villeneuve vale bem pelo seu nome: excitante e imprevisivel. E este ano, mesmo com os receios iniciais de chuva não se tenham confirmado, logo, sem entrada do "safety car", a corrida foi tudo menos aborrecida.
O primeiro grande exemplo disso foi a escolha dos pneus. A degradação precoce dos pneus médios fez com que grande parte dos pilotos tenha feito mais do que uma passagem pelas boxes ainda antes do meio da corrida. Um bom exemplo foi Lewis Hamilton, que parou cedo para trocar de pneus, cedendo o comando para os Red Bull de Mark Webber e Sebastian Vettel. Mas o chassis MP4/25 era o melhor equilibrado em Montreal, e aos poucos apanhou quer a Red Bull, quer a Ferrari, que esteve melhor do que noutros lados, mas...
... nesta corrida, teve em Felipe Massa a face do azar e da incapacidade. Bateu com Vitantonio Liuzzi no inicio, foi penalizado por ter ultrapassado o limite de velocidade nas boxes e no final ficou bom o bico danificado após uma tentativa de ultrapassagem a Michael Schumacher, que tal como aconteceu em Xangai, fez uma corrida de frente para trás, perdendo os lugares pontuáveis na última volta, ultrapassado pelos Force India. Mas voltando para Massa, o seu estado de espírito no final da corrida ficou resumida numa frase: "Foi uma corrida de m****."
Mas após a confusão das trocas de pneus precoces fez com que mostrasse que os Red Bull liderariam a corrida. E se pensavam que iria ser como no inicio da época, era puro engano: aos poucos, Hamilton, na sua tendência para elevar o seu ritmo de corrida, apanha os energéticos e chega-se ao comando na volta 50, para não mais a largar. E Webber, que logo a seguir foi às boxes, cedeu a oportunidade até de ir ao pódio, quando Jenson Button herdou o segundo posto depois de uma paragem por parte de Fernando Alonso, que de uma certa maneira, salvou a honra da Casa di Maranello.
E assim sendo, três anos depois da sua primeira vitória, Lewis Hamilton volta a vencer a corrida canadiana. Com Jenson Button a completar a dobradinha para a marca de Woking, pode-se dizer que o regresso de Ron Dennis ao "paddock" deu sorte. E numa corrida onde os Red Bull foram derrotados em toda a linha, apesar de ambos terem acabado na quarta e quinta posições, a McLaren passou para o comando de ambos os campeonatos, quando se aproxima ao meio da temporada. Para quem há quatro corridas se antevia um passeio dos carros austríacos, parece que o guião está um pouco alterado...
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