sábado, 12 de maio de 2012

ULTIMA HORA: Hamilton é excluido da pole-position

Depois de quatro (!) horas de deliberação, a FIA decidiu penalizar o McLaren de Lewis Hamilton por ter parado na volta de desaceleração na qualificação do GP de Espanha de Formula 1. Para que tivesse gasolina suficiente para análise - que terá sempre de ser de 1,5 litros - Hamilton acabou por parar na volta de desaceleração. Assim sendo, os comissários de pista decidiram ver se tal gesto iria contra as regras.

Com esta penalização - que o exclui da qualificação e o forçará a partir do último lugar da grelha - o poleman agora será o venezuelano Pastor Maldonado, dando à Williams a sua primeira pole-position de 2012, e a primeira da sua carreira, fazendo com que a marca marque a sua primeira "pole" desde o GP do Brasil de 2010, quando Nico Hulkenberg conseguiu tal feito no circuito de Interlagos.

Já não é a primeira vez que Lewis Hamilton tinha tentado tal gracinha. No GP do Canadá de 2010, Hamilton tinha ficado sem gasolina após ter feito a "pole-position" para esse Grande Prémio. E com isto, é mais um episódio polémico que ele acumula ao longo da sua - ainda - curta carreira na categoria máxima do automobilismo. 

Para uma equipa que comemora este final de semana os 70 anos de Sir Frank Williams, é a cereja no topo do bolo. E Maldonado entra na história por ser o primeiro "poleman" do seu país. Agora falta o resto.

Sem comentários: