quinta-feira, 30 de abril de 2015

Vende-se: Williams FW15C de Damon Hill

Esta vi ontem no Flatout! Brasil: um Williams FW15C da Renault, guiado por Damon Hill. Aliás, é o carro que deu a ele as suas primeiras vitórias na Formula 1 em 1993, mais concretamente as corridas da Hungria, Bélgica e Itália. O anuncio é feito pela Cars International, especializada em carros desportivos clássicos (sim, o carro têm 22 anos!), que restaura estes bólidos em parceria com a Williams Heritage, que os coloca prontos para serem vendidos para colecionadores um pouco por todo o mundo.

Desconhece-se o preço, mas falamos de um dos mais evoluídos carros de Formula 1 de sempre. Tanto que a FIA, na figura do seu presidente Max Mosley, decidiu no final dessa temporada que as ajudas eletrónicas como a suspensão ativa, controle de tração, ABS e até um botão "push-to-pass", que fazia com que o carro levantava a suspensão para assim anular o "downforce" produzido pelo difusor, e assim aumentar a velocidade do carro.

Quanto ao carro de Hill, também há uma particularidade: foi o carro do "numero zero", que claro, continuou em 1994, com o FW16, este já sem as eletrónicas banidas pela FIA. E claro, o carro maldito de Ayrton Senna. Mas isso fica para outro dia...

Sem comentários: