Uma semana depois de máquinas e pilotos terem estado em Zeltweg, a Formula 1 voltava à competição, desta vez no circuito holandês de Zandvoort, palco do GP da Holanda. Guy Ligier já tinha decidido despedir Andrea de Cesaris após o seu acidente na corrida austriaca, mas como o seu substituto, Philippe Streiff, ainda estava indisponivel, ainda ficou com ele neste final de semana holandês. Enquanto isso, a Lola-Beatrice, de Carl Haas decidira que iria estrear o seu carro no final do ano, embora não se sabia se seria em Brands Hatch ou antes, em Monza.
Na qualificação, o melhor seria um surpreendente Nelson Piquet, no seu Brabham-BMW, ele que estava de saída da equipa, rumando à Williams. A seu lado estava o Williams-Honda de Keke Rosberg, enquanto que a segunda fila era ocupada pelo McLaren-TAG Porsche de Alain Prost, com o Lotus-Renault de Ayrton Senna a seu lado. Na terceira fila estavam o Toleman-Hart de Teo Fabi, à frente do Renault de Patrick Tambay. Nigel Mansell, no segundo Williams-Honda, era o sétimo na grelha, à frente do Arrows-BMW de Thierry Boutsen e na quinta fila, a fechar o "top ten", estavam o segundo Brabham-BMW do suiço Marc Surer e o segundo McLaren-TAG Porsche de Niki Lauda.
Surpreendentemente, os Ferraris de Michele Alboreto e de Stefan Johansson estavam muito atrás na grelha, em 16º e 17º lugares, respectivamente. E quem não conseguiu qualificar-se foi o Toleman-Hart de Piercarlo Ghinzani.
Na volta de aquecimento, Tambay sofre de uma falha na suspensão e tem de começar a corrida das boxes, no seu carro de reserva. momentos dpeois, dá-se a partida, com os carros de Piquet e Boutsen a ficarem parados na grelha. Rosberg fica com a liderança, seguido por Senna e Fabi, enquanto que Prost tinha caido para a quarta posição. Pouco depois, ele e Lauda passam o italiano da Toleman, que na volta dezoito, perde uma roda e despista-se.
Uma volta mais tarde, o motor Honda de Rosberg explode e a liderança cai nas mãos de Senna, que está a ser pressionado pelos dois McLaren. Lauda vai às boxes pouco depois, com o terceiro lugar a ser entregue ao Renault de Derek Warwick, que era seguido pelo carro do seu companheiro de equipa. Ambos os carros tentavam apanhar Prost e Senna, mas na volta 23, ambos estavam de fora, respectivamente devido a problemas de caixa de velocidades (Warwick) e de tramsmissão (Tambay).
A meio da prova, Prost e Senna param para mudar de pneus, mas o francês perde tempo quando uma das rodas não se encaixa a tempo, e volta à corrida no terceiro lugar, atrás de Lauda e Senna. No quato posto estava o suiço Marc Surer, que no seu Brabham, decidira fazer toda uma corrida só com um jogo de pneus. Com as voltas a passarem, Prost cedo apanhou Senna e o passou na volta 48, enquanto que mais atrás, Alboreto fazia uma prova de recuperação e já tinha passado o Lotus de Elio De Angelis e ia para cima de Senna.
Nas voltas finais, Prost ficou atrás de Lauda, mas não o conseguia ultrapassar. O duelo entre eles foi tal que ambos acabaram com uma diferença de 0,2 segundos, a favor do austriaco. Seria a última vitória de Lauda na sua carreira, onze anos depois de conseguir a sua primeira. Atrás, Senna resistiu à pressão final de Alboreto e ficou com o último lugar do pódio. Com a desistência de Surer, devido a um escape roto, os restantes lugares pontuáveis ficaram com o Lotus de De Angelis e o Williams de Mansell.
Esta corrida viria a mostrar certas coisas pela última vez. Depois disto, a Formula 1 não mais voltou a Zandvoort, nem acolheu mais um GP da Holanda. A pista é agora diferente, mais sinuosa, mas não deixa de ser uma pista recordada por muitos. E se Andrea de Cesaris iria encontrar uma equipa para a temporada de 1986, continuando a sua carreira por muitos e bons anos, infelizmente para Stefan Bellof, não iria ser assim, porque dali a uma semana, ele estaria morto nos 1000 km de Spa-Francochamps.
Fontes:
http://www.grandprix.com/gpe/rr415.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1985_Dutch_Grand_Prix
1 comentário:
- última pole de um piloto na equipe Brabham e
- última vez que Niki Lauda pontuou na Fórmula 1.
Enviar um comentário